Está aqui
Cascais recebe delegação de Pequim














A delegação de Pequim conta com seis responsáveis pelas áreas social, juventude e relações internacionais e tem como objetivo prioritário o estabelecimento de parcerias entre o distrito central de Pequim e o município de Cascais. “ Queremos desenvolver projetos e parcerias, sobretudo, envolvendo os jovens” referiu Song Tiejian.
Lembrando que, em 2108, Cascais será a Capital Europeia da Juventude, Carlos Carreiras, deixou de imediato o convite aos jovens de Pequim para visitarem o concelho e participarem nas diversas atividades previstas: “ temos uma ótima relação com as autoridades chinesas e somos já vila geminada com a cidade de Wuxi, pelo que há todo o interesse da nossa parte em desenvolver projetos sociais e culturais com o distrito de Dongcheng, designadamente com intercâmbios entre os jovens” referiu o autarca.
O distrito de Dongcheng, situado na cidade velha, tem cerca de 800 mil habitantes, tendo sofrido uma fusão em 2010 com o antigo distrito de Chongwen ao sul e centraliza muito dos serviços públicos de Pequim. O distrito tem em comum com Cascais o facto de centralizar muitas das principais atrações culturais de Pequim, como a Praça Tiananmen, a Cidade Proibida e o Templo do Céu, estes últimos Património Mundial da UNESCO.
Mais de um quarto dos principais locais históricos e culturais nacionais da cidade estão dentro das fronteiras de Dongcheng: “Pelo que há todo o interesse em colocar os nossos arquitetos a dialogar com Cascais que tem uma grande experiência na requalificação do património histórico” garantiu Song Tiejian.