CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Cascais recebe delegação de Pequim

“ Na China, as pessoas podem não saber onde é Lisboa, mas toda a gente sabe onde fica Cascais”, foi com estas simpáticas palavras que Song Tiejian, consultor sénior do Distrito de Dongcheng, um dos principais distritos de Pequim, recebeu as boas vindas do presidente da Câmara de Cascais, Carlos Carreiras, no Museu Condes Castro de Guimarães.

A delegação de Pequim conta com seis responsáveis pelas áreas social, juventude e relações internacionais e tem como objetivo prioritário o estabelecimento de parcerias entre o distrito central de Pequim e o município de Cascais. “ Queremos desenvolver projetos e parcerias, sobretudo, envolvendo os jovens” referiu Song Tiejian.

Lembrando que, em 2108, Cascais será a Capital Europeia da Juventude, Carlos Carreiras, deixou de imediato o convite aos jovens de Pequim para visitarem o concelho e participarem nas diversas atividades previstas: “ temos uma ótima relação com as autoridades chinesas e somos já vila geminada com a cidade de Wuxi, pelo que há todo o interesse da nossa parte em desenvolver projetos sociais e culturais com o distrito de Dongcheng, designadamente com intercâmbios entre os jovens” referiu o autarca.

O distrito de Dongcheng, situado na cidade velha, tem cerca de 800 mil habitantes, tendo sofrido uma fusão em 2010 com o antigo distrito de Chongwen ao sul e centraliza muito dos serviços públicos de Pequim. O distrito tem em comum com Cascais o facto de centralizar muitas das principais atrações culturais de Pequim, como a Praça Tiananmen, a Cidade Proibida e o Templo do Céu, estes últimos Património Mundial da UNESCO.

Mais de um quarto dos principais locais históricos e culturais nacionais da cidade estão dentro das fronteiras de Dongcheng: “Pelo que há todo o interesse em colocar os nossos arquitetos a dialogar com Cascais que tem uma grande experiência na requalificação do património histórico” garantiu Song Tiejian.  

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0