Está aqui
Cascais reúne parceiros internacionais para debater a inovação na gestão de resíduos

Cascais será assim, palco para a apresentação das novas tecnologias, dos modelos de gestão e de participação que estão já a ser testadas pelas entidades europeias que integram o Waste4Think e PPI4Waste (financiados pelo Horizon 2020) num evento que pretende também estimular a adoção de medidas inovadoras na gestão de resíduos.
Seminário: Inscrições
PROJETO WASTE4Think |
O QUE É O Waste4Think?
Projeto-piloto financiado pela União Europeia que visa aumentar a reciclagem através da participação cívica e comportamentos amigos do ambiente.
COMO FUNCIONA?
- Cada família participante recebe gratuitamente uma chave, que dá acesso aos contentores inteligentes da zona de residência. Irá ainda receber sacos para separar restos de comida (resíduos biodegradáveis).
- Como habitualmente, o papel/cartão, plástico/metal, e vidro devem ser colocados nos respetivos contentores
- Os restantes resíduos são colocados no contentor cinzento (não recicláveis), juntamente com os sacos de restos de comida oferecidos, mas que serão posteriormente separados e tratados.
- A quantidade de resíduos e materiais reciclados de cada família permite calcular o desempenho ambiental do bairro;
COMO PARTICIPAR?
- Para aderir ao Waste4Think tem de residir na área da Quinta de São Gonçalo, Lombos Sul ou Bairro da Torre, em Carcavelos, onde decorre este projeto-piloto.
- Cada família será contactada pessoalmente por técnicos da Cascais Ambiente em campanhas de divulgação local para aderir ao projeto. Pode ainda manifestar o seu interesse em participar através do email: waste4think@cascaisambiente.pt
- Ao separar e registar a sua produção com a chave de registo, cada família irá ganhar pontos na aplicação Citypoints Cascais. Os pontos são convertidos em produtos, experiências ou serviços gratuitos em todo o concelho.
- No final do projeto, o valor estimado de poupança de todas as famílias é ainda somado e investido num equipamento público para os residentes do bairro. Os participantes são convidados a propor e decidir sobre estas melhorias
A PARTICIPAÇÃO É GRATUITA, VOLUNTÁRIA E ANÓNIMA