CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Cascais reúne parceiros internacionais para debater a inovação na gestão de resíduos

Partilhar projetos inovadores e experiências que estão a ser desenvolvidas por várias entidades europeias que integram o consórcio do projeto Waste4Think é o objetivo do seminário “Desafios para a inovação em gestão de resíduos” que a Câmara Municipal de Cascais promove no dia 6 de junho, no Auditório da DNA Cascais. A participação no seminário é gratuita mas é necessária inscrição prévia.

Enquadrada no European Green Week, a iniciativa conta com a participação de representantes de Espanha, Itália, Grécia e Bélgica que vão abordar temas tão diversificados como compras públicas eficientes, utilização das tecnologias de informação, gamification, sistema PAYT, ecodesign de embalagens e desperdício alimentar.

Cascais será assim, palco para a apresentação das novas tecnologias, dos modelos de gestão e de participação que estão já a ser testadas pelas entidades europeias que integram o Waste4Think e PPI4Waste (financiados pelo Horizon 2020) num evento que pretende também estimular a adoção de medidas inovadoras na gestão de resíduos.

Seminário: Inscrições 

PROGRAMA


PROJETO WASTE4Think |
 

O QUE É O Waste4Think?
Projeto-piloto financiado pela União Europeia que visa aumentar a reciclagem através da participação cívica e comportamentos amigos do ambiente.

COMO FUNCIONA?

  • Cada família participante recebe gratuitamente uma chave, que dá acesso aos contentores inteligentes da zona de residência. Irá ainda receber sacos para separar restos de comida (resíduos biodegradáveis).
  • Como habitualmente, o papel/cartão, plástico/metal, e vidro devem ser colocados nos respetivos contentores
  • Os restantes resíduos são colocados no contentor cinzento (não recicláveis), juntamente com os sacos de restos de comida oferecidos, mas que serão posteriormente separados e tratados.
  • A quantidade de resíduos e materiais reciclados de cada família permite calcular o desempenho ambiental do bairro;


COMO PARTICIPAR?

  • Para aderir ao Waste4Think tem de residir na área da Quinta de São Gonçalo, Lombos Sul ou Bairro da Torre, em Carcavelos, onde decorre este projeto-piloto.
  • Cada família será contactada pessoalmente por técnicos da Cascais Ambiente em campanhas de divulgação local para aderir ao projeto. Pode ainda manifestar o seu interesse em participar através do email: waste4think@cascaisambiente.pt
  • Ao separar e registar a sua produção com a chave de registo, cada família irá ganhar pontos na aplicação Citypoints Cascais. Os pontos são convertidos em produtos, experiências ou serviços gratuitos em todo o concelho.
  • No final do projeto, o valor estimado de poupança de todas as famílias é ainda somado e investido num equipamento público para os residentes do bairro. Os participantes são convidados a propor e decidir sobre estas melhorias

A PARTICIPAÇÃO É GRATUITA, VOLUNTÁRIA E ANÓNIMA

 

 

 


 

 

 


Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0