CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Cascais vai ajudar na reconstrução da cidade Irpin

Comitiva da cidade ucraniana está em Cascais para definir plano e assinar acordo de geminação

Cascais começou hoje a estabelecer o caminho para a reconstrução de Irpin, uma das cidades resistência ucraniana que impediu a invasão de Kyiv.  Certo é já o apoio financeiro de meio milhão de euros, anunciado hoje por Carlos Carreiras, presidente da Câmara de Cascais e que vai ajudar na resposta rápida, antes que o rigor do clima crie ainda mais dificuldades na chegada do inverno.

O presidente da Câmara Municipal de Irpin, Oleksandr Markushyn, acompanhado por uma delegação, está a realizar uma visita oficial a Cascais entre os dias 22 e 23 de junho, de forma a estreitar a relação entre estas futuras cidades irmãs.

Acompanhado por Carlos Carreiras e executivo municipal, o dia começou com a participação na reunião da Comissão Municipal de Proteção Civil onde o presidente da cidade ucraniana partilhou a sua experiência. (ver aqui)

Preparar a reconstrução de Irpin

O debate prosseguiu na Sala do Futuro, num encontro para partilha de experiências, preocupações e necessidades e, sobretudo, para definir as áreas prioritárias de atuação e o acordo de geminação entre os locais.

O autarca ucraniano lembrou que “70% da cidade foi destruída”, porque “Irpin defendeu a Ucrânia e toda a Europa dos invasores russos” e adiantou que uma das prioridades da reconstrução da cidade assenta nas escolas. Oleksandr Markushyn salientou que cerca de 50% da população de Irpin já retornou à cidade e por isso é importante intervir com rapidez e começar já a reconstruir. Uma das ideias apresentadas passa pela reconstrução de uma escola a que querem dar o nome de "Cascais", deixando desde já o convite a Carlos Carreiras para estar presente na inauguração.

A reunião contou com a presença de membros do executivo municipal. Cada vereador apresentou um pouco do trabalho efetuado do concelho, manifestando disponibilidade para apoiar o desenvolvimento de iniciativas semelhantes em Irpin.

Partilha de tradições e gastronomia

Música popular e comida portuguesa. O almoço entre presidentes decorreu na tradicional sardinhada promovida pela Junta de Freguesia Cascais-Estoril. Uma oportunidade para dar a conhecer as nossas tradições populares e uma nova experiência gastronómica à delegação de Irpin. Realizada na Charneca, este almoço contou com cerca de 600 utentes dos centros de convívio de Cascais e Estoril e vários convidados que aproveitaram esta confraternização em mês de santos populares.

Toy chegou e animou a festa, permitindo um momento de descontração nesta visita oficial.

Centros de Acolhimento e Logística

A visita prosseguiu para o Centro de Acolhimento criado no C3 - Centro Logístico de Cascais, onde Carlos Carreiras esteve a mostrar a Oleksandr Markushyn toda a infraesrutura preparada tanto para receber e preparar donativos a enviar para a Ucrânia, como o centro de acolhimento que recebe refugiados que cheguem ao município. Este local conta com diversos espaços e serviços, como o Balcão do Refugiado, apoio psicológico e de saúde em geral, entre outros, este é o primeiro ponto de contacto no concelho para que depois os convidados possam seguir para outros locais, de menores dimensões: os centros de acolhimento alternativos instalados na Avenida de Sintra e no CRID.

Nos três centros de acolhimento criados no município residem neste momento 92 famílias, num total de 236 pessoas. Estes convidados ucranianos também contaram com a visita do presidente de Irpin, que fez questão de conversar um pouco com eles, demonstrando sempre vontade que regressem ao país assim que possível.

Uma destas famílias é composta por um cidadão luso-brasileiro que está casado com uma ucraniana. Quando a guerra começou, tinham acabado de comprar casa em Irpin, cidade onde viviam, e, ao saberem do apoio que os esperava em Cascais, dirigiram-se para Portugal após a sua casa ser destruída. Um encontro especial entre o presidente de Irpin e seu munícipe.

Durante a visita, houve ainda tempo para fazer uma surpresa a Aleksander, ciclista ucraniano que, tal como os restantes, deixou tudo para trás. Hoje foi presenteado com uma bicicleta pelo GR Matos Cheirinhos e a sua felicidade foi notória.

Geminação e Concerto Solidário

Ao final do dia, a comitiva irá ainda marcar presença num jantar promovido pela DNA Cascais, que tem por objetivo juntar investidores e mecenas que possam apoiar esta causa.

Amanhã, 23 de junho, a visita arranca com a assinatura presencial do acordo de Gemnação enre Cascais e Irpin, terminando com concerto solidário “Life Will Win” #Stand with Ukraine, marcado para às 20h00, na Baía de Cascais.

CMC | FC | PL | FH | LB | BN | CM

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0