CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Cascais vai gerir espaço natural da Quinta da Peninha, no Parque Natural Sintra-Cascais

Cascais reforça a aposta na área do Património Natural do concelho e já assumiu, através da Cascais Ambiente, a gestão da área natural da Quinta da Peninha, no Parque Natural de Sintra-Cascais. A 12 de junho foi assinado um protocolo entre a Câmara de Cascais, o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), proprietário do espaço e a Câmara Municipal de Sintra, que ficará responsável pela recuperação de todo o património edificado, através da empresa municipal Parques de Sintra - Monte da Lua. Na ocasião o presidente da Câmara, Carlos Carreiras, desafiou o Ministério do Ambiente a descentralizar, para as Câmaras de Cascais e Sintra, a gestão deste Parque Natural.

A cerimónia de assinatura deste protocolo decorreu no Santuário da Peninha, no cume da serra, num final de tarde de sol, com vista deslumbrante para a paisagem do Parque Natural de Sintra-Cascais e para o Oceano Atlântico. "Temos um ativo que não está a ser suficientemente salvaguardado, protegido e potenciado", realçou o presidente da Câmara Municipal de Cascais, referindo-se à área natural que envolve a Quinta da Peninha. Carlos Carreiras adiantou que "com este protocoloCascais vai alargar o trabalho que tem vindo a fazer na área do Parque, preservando o enorme património natural que temos em Cascais".
 

O presidente da Câmara e Cascais desafiou a secretária de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, Célia Ramos, presente na cerimónia de assinatura do documento, para que "de uma vez por todas se fizesse a descentralização, envolvendo a Câmara de Sintra e a Câmara de Cascais para que gerissem o Parque Natural de Sintra-Cascais". Carlos Carreiras justificou que "o ICNF não tem meios humanos, nem financeiros, nem equipamentos para fazer essa gestão. Não fica bem que o ICNF interfira no Parque Natural de Sintra-Cascais apenas para cortar árvores. Esse trabalho nós também fazemos, mas quando é estritamente necessário. Não cortamos àrvores com vista à rentabilização do parque. Nem me parece que seja justo". Carlos Carreiras realçou ainda que "as Câmaras Municipais de Cascais e Sintra já demonstraram que o sabem fazer, que têm investimento, porque é necessário fazer investimento nessa preservação. Por isso, é uma forma de respeitar aquilo que é de toda a justiça ser feito". Carlos Carreiras adiantou que "a senhora secretária de Estado manifestou essa disponibilidade. Vamos ver como é que isso se objetiva em termos práticos, mas acredito que de facto é tão evidente a falta de meios do ICNF, portanto do governo, e é tão evidente o trabalho que tem vindo a ser realizado por Cascais, que não há outra forma de poder potenciar este riquíssimo património que temos aqui no nosso concelho", conclui o presidente da Câmara de Cascais
 

Com o protocolo que define a cogestão da Quinta da Peninha, a secretária de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza acredita que "com a experiência da Parques de Sintra – Montes da Lua [empresa municipal de Sintra] e da Cascais Ambiente e com ICNF consegue-se fazer aqui uma parceria virtuosa em que cada uma destas entidades dará o melhor para a valorização deste lugar, que é tão simbólico e tão bonito". Célia Ramos acrescenta que esta cogestão vai "valorizar o Parque Natural de Sintra-Cascais e a própria área, que é a Paisagem Cultural da Humanidade".

 

A Câmara de Cascais vai, assim, gerir a "Tapadas-Peninha", uma área natural com quase 600 mil metros quadrados, cujo valor patrimonial é reconhecido a nível mundial. Trata-se de uma aposta integrada na estratégia desta autarquia de valorizar o Parque Natural de Sintra-Cascais, a exemplo do trabalho que Cascais tem vindo a desenvolver na Quinta do Pisão, reforçando a conservação da natureza, com a abertura do espaço ao público.

 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0