CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Cascais vai receber a Iª Academia Internacional de Turismo

A Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE) e a Escola de Turismo de Portugal vão fazer parte do TIA – Tourism International Academy, campus que, além de acolher a primeira Escola Internacional de Turismo do mundo, no âmbito da Academia da Organização Mundial de Turismo (OMT) vai receber também um Centro de Inovação do Turismo.

As bases da futura Academia Internacional de Turismo, em Cascais, foram lançadas nesta terça-feira, 16 de julho. O lançamento do projeto da primeira Academia Internacional da Organização Mundial de Turismo decorreu na ESHTE e contou com a presença do ministro-Adjunto e da Economia, Pedro Siza-Vieira, do ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, do secretário-geral da OMT, Zurab Pololikashvili, do presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras e de várias entidades públicas e privadas que vão integrar a rede de parceiros da Academia Internacional de Turismo. 

Para Carlos Carreiras este momento é: “O alcançar de um objetivo em que me empenhei muito, não só enquanto fui presidente do conselho geral da ESHTE mas também enquanto presidente de Câmara, dentro de um objetivo maior que é de facto chamarmos o ensino universitário para Cascais” acrescentando que, “é com enorme prazer que vejo que estamos a receber cada vez mais academias do saber, universidades e faculdades em várias áreas”. O presidente recordou ainda que foi na localização da ESHTE que “foi criado o Turismo em Portugal,” e adiantou que receber “aqui esta instituição, que tem um impacto internacional muitíssimo forte, vai permitir também termos cada vez mais quadros formados e emprego qualificado também a nível dos rendimentos”. 

Além de acrescentar formação e conhecimento ao concelho, uma vez que a requalificação do Campus do Estoril vai permitir que o número de alunos que se formam por ano aumente de 2,5 mil para 5 mil, esta Academia Internacional de Turismo vai permitir que estejamos mais “abertos ao mundo e muito especialmente à comunidade Afro-Ibero-Latino-Americana, que é aquela que nos está mais próxima e aí somos uma superpotência. Que sejamos essa superpotência também na área do turismo, da formação e do ensino superior,” concluiu Carlos Carreiras. 

Já a secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, salienta que “este é um projeto estruturante para o país porque nos vai permitir ter aqui um campus internacional, para internacionalização de Portugal também como um destino para estudar e formar pessoas na área do turismo”.

“Uma das nossas grandes ambições é termos aqui uma plataforma de formação e especialização para qualquer pessoa que queira estudar turismo no mundo, com a chancela da Organização Mundial de Turismo, que é nosso parceiro, e também com o Instituto de Formação Turístico de Macau que vai passar a ter aqui um polo para formar alunos que venham da Ásia”.

Ana Mendes Godinho adiantou ainda que Portugal é “cada vez mais reconhecido por tudo aquilo que tem a ver com o turismo e isso é fruto do trabalho que todos têm feito no seu dia a dia, nos seus concelhos, empresas e casas, para que Portugal seja, cada vez mais, este país que é bom não só para visitar mas também para viver, estudar, investir e trabalhar. O concelho de Cascais é disso exemplo.” 

Este é o primeiro de vários projetos que marcam a requalificação do campus da Escola do Turismo de Portugal do Estoril, transformando-o no Tourism International Academy (TIA). Além do Centro de Formação da OMT e das duas escolas em funcionamento (Escola do Turismo de Portugal e Escola Superior de Hotelaria e Turismo), o TIA irá integrar um polo do Centro de Inovação do Turismo, espaços para incubação de empresas do setor, o Instituto de Formação Turística de Macau (IFT) e um hotel de aplicação e uma residência com capacidade para receber 150 estudantes. Os projetos para todas estas intervenções foram também apresentados esta tarde assim como os programas de formação que as Escolas do Turismo de Portugal desenharam em conjunto com a OMT. A requalificação do Campus do Estoril conta também com o envolvimento de várias entidades públicas e privadas, que já assinaram um compromisso entre partes para o avançar da obra que tem um orçamento de cerca de 25 milhões de euros. (FMC)

 
 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0