CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Centenas de jovens identificam problemas e soluções na Scholas de Ciudadania

Organização conduzida pelo Papa Francisco dirige-se a jovens de todo o Mundo.

Pela primeira vez, a Scholas de Ciudadania está em Portugal, mais especificamente no Seminário da Torre d`Aguilha, em Carcavelos, para educar os jovens de todas as confissões religiosas no compromisso pelo bem comum.

E é por isso mesmo que os 179 alunos, de 11 escolas de Cascais, 7 públicas, 1 profissional e 3 privadas (2 estrangeiras e 1 portuguesa), vão estar reunidos até dia 26, sexta-feira, na iniciativa Scholas Occurrentes. Através de um exercício coletivo com muitas dinâmicas de grupo, diálogo, pensamento em conjunto, trabalho em equipa, os jovens vão definir de forma consensual dois grandes problemas da sociedade atual e de Cascais em particular - e tudo o que se pode fazer para os solucionar – com o objetivo de tornar o mundo num local melhor para todos. O culminar desta ação prende-se com a apresentação das medidas ao executivo da Câmara Municipal de Cascais.

“Eles são jovens, têm talentos, energia, inspiração e podem fazer a diferença. O papel da Câmara aqui é facilitar esse processo. A mudança está dentro deles e é isso que a Câmara gosta de fazer, de potenciar toda essa energia positiva para que os jovens sintam que são cidadãos ativos que podem deixar uma marca positiva. Depois daquilo que eu assisti hoje o privilégio de ter estes jovens aqui é nosso”, expressa a Vereadora da Câmara Municipal de Cascais, Joana Pinto Balsemão, comovida com a cumplicidade, boa energia e aceitação pela diferença do Outro que marcou a sessão de abertura da Scholas Occurrentes.

A Scholas é uma organização internacional conduzida pelo Papa Francisco que trabalha com escolas e comunidades educativas públicas e privadas, de todas as confissões religiosas e seculares para restaurar o pacto educativo. Como organização da sociedade civil, busca-se o compromisso de todos os atores sociais para implementar a cultura do encontro pela paz através da educação. A iniciativa Scholas Occurrentes foi criada quando Jorge Bergoglio era ainda arcebispo na cidade de Buenos Aires, em 2001.

Karin Pereira, da Divisão de Cidadania e Participação da Câmara, explicou que depois deste encontro em Cascais vão ser escolhidos cinco jovens que irão ao III encontro da Scholas Occurrentes, na Argentina, onde se espera que o Papa esteja presente.

“Acho que eles estão muito inspirados e com muita energia. Vimos isso pelas contribuições artísticas da sessão de abertura, aliás a arte é uma outra componente deste projeto, porque é também através dela que os jovens se expressam e nós vamos ter uma surpresa no final desta atividade”, termina Karin. SJ

 

 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0