Está aqui
CERCICA: Complexo de Rana pronto à espera de apoio do Estado

As obras receberam “luz verde” do Tribunal de Contas em 2017, que as considerou “muito importantes”. No entanto, apesar do complexo social estar concluído e com o equipamento necessário ao seu funcionamento, nenhum dos cerca de cem jovens deficientes candidatos a uma vaga nestas instalações pode aceder às instalações vazias.
O Presidente da Câmara de Cascais recorda que quer a CERCICA quer o CRID estão à espera de fazer um acordo com a Segurança Social, que tem vindo a atrasar-se, com os pais numa “grande ansiedade, porque a necessidade é grande para muitos jovens com deficiência”.
“A única solução é falar com a senhora ministra, porque a resposta que a Segurança Social tem dado não tem sido satisfatória, antes pelo contrário”, afirma Carlos Carreiras.
“Mesmo o compromisso que já tinham assumido no passado, agora não está a ser assumido. Estou convencido que, falando com a senhora ministra, ela terá toda a capacidade para desbloquear a situação quer para a CERCICA quer para o CRID”, antecipa o autarca.
“Só na CERCICA, estamos a falar de mais de cem utentes e no CRID do mesmo número de candidatos. O CRID já está a construir a segunda e terceira fase do seu complexo, com outras valências e mais capacidades. Isto não pode ficar fechado, porque as instalações começam a deteriorar-se.
Mas a questão não é essa, socialmente é injusto ter uma obra destas com procura e ela não estar a funcionar”, disse.
“O dinheiro aqui é o que menos conta. O que conta é haver necessidade, haver procura, a obra estar pronta e não estar a funcionar”, lamenta Carlos Carreiras.
O novo complexo da Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados de Cascais dispõe de camas para 53 utentes com deficiência e capacidade de atendimento externo para um número de jovens e adultos da mesma ordem.
A Câmara Municipal de Cascais investiu nesta obra social cerca de 2,5 milhões de euros para ajudar a CERCICA a proporcionar a mais famílias uma resposta adequada às necessidades de alojamento e expectativas de futuro para os seus familiares com deficiência. S.R.S.