Está aqui
CERCICA: Projeto OP permite criar novo passeio e recuperar muro na Estrada das Corredouras












De pedra e antigo, o muro limítrofe da CERCICA (Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados de Cascais) representava perigo para quem ali passava. “As pedras estavam todas a cair para a estrada, tornando-se um perigo público, com a possibilidade de ocorrer um grave acidente e nós seríamos os responsáveis”, explica Rosa Neto, diretora-geral da instituição, acrescentando que, “por outro lado, não havia passeio para as nossas crianças, nem para as da escola da Alapraia, situada perto do muro”.
“É o Orçamento Participativo a comprovar que é uma iniciativa extraordinária. O OP permite aos munícipes de Cascais envolverem-se naquilo que consideram mais relevante para o município”, adianta o vereador da Câmara de Cascais, Frederico Pinho de Almeida. “Assumimos o compromisso da lógica da cidadania participativa através do Orçamento Participativo”, refere o vereador.
Para Rosa Neto, que em 2016 apresentou a proposta da requalificação do muro e da construção do passeio, o OP de Cascais tem “o poder de envolver todas as pessoas da comunidade e pô-las a participar e a decidir. É um princípio democrático extremamente importante”.
Esta nova obra OP implicou um investimento de 300 mil euros.