CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Cluster de saúde nasce no antigo Hospital Ortopédico José de Almeida

Foram ontem, dia 10 de julho, assinados, entre a Câmara Municipal de Cascais e diversas entidades parceiras, seis protocolos que servirão de base para a criação do cluster de saúde que surgirá no antigo Hospital Ortopédico José de Almeida (HOJA), em Carcavelos. As parcerias foram formalizadas no âmbito da conferência “Saúde Cascais | Estratégia para o concelho”, que se realizou na Casa das Histórias Paula Rego.

Visando responder às necessidades dos munícipes na área da saúde, bem como tirar partido do potencial de crescimento associado ao setor do turismo de saúde, a Câmara Municipal de Cascais firmou as seguintes parcerias:



  • Com a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT): criação de uma Unidade de Saúde Familiar, que servirá a população da Parede e de Carcavelos.

  • Com o PIN - Progresso Infantil, instituição apoiada pelas Fundações Champalimaud e Calouste Gulbenkian: instalação de um centro de investigação e tratamento de perturbações do comportamento infantil, dirigido pelo neurocirurgião Nuno Lobo Antunes. Terá um papel relevante no acompanhamento de muitas famílias do concelho e do país.

  • Com o Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa: criação de um relevante polo de ensino e investigação no HOJA.

  • Com o grupo Health Cluster: transferência da delegação regional desta instituição para o HOJA, localizando no concelho o estímulo do setor da saúde como vetor de desenvolvimento estratégico para Cascais.

  • Com o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge: instalação, no HOJA, do Museu da Saúde.

  • Com a Fundação Renal Portuguesa, que vai estabelecer em Cascais, num local a indicar, as suas instalações e um Centro de Hemodiálise com capacidade para prestar tratamento a 200 pessoas.

A conferência “Saúde Cascais | Estratégia para o concelho” reuniu vários especialistas, que abordaram temas de grande atualidade, como “Saúde e Desenvolvimento Económico”, “Uma visão de saúde para Cascais” e “A internacionalização da saúde”. Foram apresentados, por oradores de vários pontos do país, casos práticos vividos no Sistema Nacional de Saúde, nas parcerias público-privadas, em health clusters, nas universidades, entre outros.


 


 

Sugerimos também

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0