Está aqui
Comissão da Cultura e da Educação do Parlamento Europeu visita Cascais
















“ A juventude é um dos pilares estratégicos do desenvolvimento do nosso concelho”, afirmou Carlos Carreiras, garantindo que o Observatório Europeu da Juventude iria ter grande impacto nas políticas locais e nacionais e que seria “um legado que Cascais gostaria de deixar como Capital Europeia da Juventude”.
O Secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Rebelo que se deslocou a Cascais para receber a Comissão do Parlamento Europeu, reforçou o papel que o município de Cascais tem dado na valorização da juventude e da participação: “ Este é um município onde realmente se pratica a participação” garantiu. Pelo que “tem todo o sentido ser Cascais a acolher um centro de observação da implementação das políticas da juventude no território europeu”, acrescentou o Secretário de Estado.
A Comissão da Cultura e da Educação do Parlamento Europeu, integra uma Eurodeputada portuguesa, Liliana Rodrigues que afirmou ter proposto a visita da Comissão a Portugal para “dar a conhecer o bom trabalho que temos feito em termos de desenvolvimento cultural e integração dos jovens”. A Eurodeputada afirmou, ainda, que está a ter um feedback muito positivo por parte da Comissão aos diversos locais e instituições que têm visitado, acrescentando que espera ter “a força de todos os Eurodeputados desta Comissão para a possibilidade de criação do Observatório Europeu da Juventude aqui em Cascais”.
OS Eurodeputados Europeus fizeram também uma visita ao Bairro da Torre para ouvirem a experiência dos jovens da Associação Take.it - Talentos e Artes com Criatividade e Empreendedorismo, assim como os projetos desenvolvidos no bairro com os residentes, entre os quais a Arte Urbana que está exposta em alguns prédios do bairro.
Composta por nove Eurodeputados, esta Comissão tem competência no âmbito dos aspetos culturais da União Europeia, designadamente, conhecimento e difusão da cultura no espaço europeu, assim como a promoção da diversidade cultural e linguística e proteção do património cultural, entre outros. Esta Comissão tem, ainda, competências na área da política de educação da União Europeia, incluindo a área do ensino Superior. PL