CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Comissões de Proteção Civil e Defesa da Floresta reúnem-se em Cascais

Coordenar esforços entre os agentes de proteção civil e os serviços municipais para antecipar situações de risco associadas à área florestal de Sintra-Cascais ou no âmbito da realização de eventos foi um dos objetivos da reunião das comissões municipais de Proteção Civil e da Defesa da Floresta contra Incêndios que decorreu dia 14 de maio, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
Fundamentais para assegurar o alinhamento de estratégias entre os diversos agentes, as reuniões serviram, sobretudo, para fazer o balanço do trabalho feito ao longo do ano para garantir condições de segurança em espaço natural incluindo a orla costeira e a consolidação das arribas juntamente com as diferentes entidades com responsabilidades nesta área.
 
É o caso da limpeza de caminhos florestais que garantam a circulação de veículos pesados em perímetro florestal em caso de necessidade, ou da criação de faixas de gestão de combustível, fundamentais para impedir a progressão de incêndios em zonas de difícil acesso.
 
Só com este trabalho é possível mitigar o risco que normalmente está associado às altas temperaturas que se verificam no verão. 
 
Para a salvaguarda da natureza importa também implementar diversos projetos aos quais a Câmara Municipal de Cascais tem vindo a apresentar candidaturas a fundos comunitários no âmbito do Programa de Desenvolvimento Rural 2020. 
 
Nas reuniões agora realizadas, Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais apresentou estes projetos aos agentes de Proteção Civil e Defesa da Floresta, com destaque para o povoamento de pinho manso, que pretende reduzir a carga combustível em 16 hectares do perímetro florestal do concelho de Cascais. 
 
A criação de corredores ecológicos é outro dos projetos em que o munício está a apostar. O objetivo é criar espaços de circulação que não só ajudem a reduzir carga combustível, mas facilitem também o uso por parte da população de zonas naturais de difícil acesso. Ao garantir a presença humana, aumenta a vigilância dos espaços, preservando a natureza.
 

Sugerimos também

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0