CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Concerto Solidário pela Turquia e Síria

Espetáculo aconteceu no âmbito das Conferências do Estoril 2023

No dia 6 de fevereiro de 2023, por volta das quatro da manhã, o chão tremeu. A população da Turquia e da Síria acordou com a notícia de que ali, junto à fronteira, se tinha dado um dos mais fortes terramotos de que há memória. Este tremor atingiu a marca dos 7.8 na infame escala de Richter, transformando prédios e construções em gravilha. Os efeitos deste desastre natural fizeram-se sentir de forma mais violenta devido às baixas temperaturas que assolavam as terras turcas (e todo o território europeu), e devido ao tormento causado a milhões de cidadãos sírios por parte da guerra no país.

Mais de 3 mil pessoas faleceram, vítimas de um fenómeno que não escolheu idade, cor ou género. A devastação foi tremenda, e centenas de países rapidamente se chegaram à frente para dar o seu apoio a estes dois países. Entre várias edificações que deixaram de existir, as crianças e jovens destes países ficaram sem escolas, que necessitam, agora, de ser reconstruídas.

Acreditando na capacidade que as pessoas têm de mudar o mundo, as Conferências do Estoril procuram, em todas as edições, oferecer às gerações futuras a oportunidade de fazer, precisamente, isso.

Na edição de 2023, as Conferências prendem-se com uma pergunta: “O que estamos a fazer pelas pessoas, pelo planeta, pela paz e pelas políticas?”, focando, especialmente, nas gerações mais novas. E, neste espírito, juntaram quatro artistas para dar voz a esta causa e organizar um concerto solidário para ajudar a reconstruir as escolas afetadas por este terramoto.

Laurinda Alves, diretora executiva das Conferências do Estoril 2023, foi a grande catalisadora deste momento, explicando que a música e a arte têm um grande poder de reumanização, agradecendo a Salvador Sobral, Luísa Sobral, Janeiro e Milhanas pela prontidão com que aceitaram este desafio: “A música é encantatória e faz com que atuemos em função dela. Ela muda-nos o estado de espírito (…) Estes músicos que vieram tocar, disseram um sim imediato. Ainda estávamos no arco da conversa e eles disseram sim”.

“Porque nunca sabemos quando é para nós. ‘Hoy por ti, mañana por mí’. E achei interessante a ideia de numa escola fazermos um concerto para reconstruir outras escolas”, explicou Salvador Sobral, sobre a facilidade com que aceitou este convite.

Ao longo da tarde desta quinta-feira, 30 de março, os artistas aproveitaram enquanto o Auditório Jerónimo Martins no Campus da Nova SBE não enchia para limar os últimos detalhes e ensaiar para o grande concerto.

O ambiente era divertido e descontraído, com os artistas a desafiarem-se mutuamente a testar algumas das suas músicas mais conhecidas e outras menos célebres.

Pelas nove e meia da noite, o espetáculo começou. Era um palco simples, sem grandes apetrechos. Apenas músicos e instrumentos.

Salvador Sobral abriu as hostes, cantando duas canções do seu reportório. Explicou que no dia seguinte iria viajar para a Turquia e, respondendo a um desafio feito por um colega turco, maravilhou aquela sala, que já estava cheia, com uma canção turca. Passou o testemunho para a sua irmã Luísa, que encantou o público com canções que captavam toda a sua atenção. Milhanas veio a seguir e trouxe consigo os momentos mais intimistas da noite. Com a chegada de Janeiro, as cores da sala mudaram, passando do azul para o laranja, mais quente. O músico prendou o público com canções mais animadas, mas que em nada retiravam à intimidade deste momento.

A noite não podia terminar sem uma rendição conjunta, com todos os artistas, de “Amar pelos Dois” e de “Anda Estragar-me os Planos”. O público não arredou o pé, e só parou de bater palmas quando os músicos regressaram para uma versão improvisada de “Bridge Over Troubled Water”, de Simon & Garfunkel e de “Mais que ao Sol” da Milhanas.

Foi uma noite de muita música, mas, acima de tudo, uma noite recheada de humanidade. Os músicos partilham da opinião da diretora executiva das Conferências do Estoril, relativamente ao poder humanizador da música.

“A música e a arte no geral reumanizam o mundo porque juntam as pessoas, integra. E tem este poder de catalisar e é nesse sentido que estamos aqui também para juntar pessoas e ainda por cima por uma causa tão nobre”, contou Janeiro.

“A partir do momento em que se faz música pelas razões certas e com verdade, ficamos logo com a possibilidade de chegar ao coração das pessoas e ao cerne de toda a questão e acho que isso basta. Num mundo em que é cada vez mais difícil sermos verdadeiros e honestos, a música, se for feita com verdade, é o maior exemplo de pureza e de ingenuidade. Nesse sentido é incrível”, continuou Milhanas.

Se não conseguiu assistir ao concerto, até 7 de abril, ainda pode ver de perto a exposição solidária “De Istambul para Lisboa”, na Nova SBE, com trabalhos extraordinários de alguns dos mais talentosos artistas digitais turcos.

Este concerto foi dinamizado no âmbito das Conferências do Estoril 2023, que regressam este ano para “Reumanizar o Mundo”.

As Conferências do Estoril:

As Conferências do Estoril são um congresso que reúne jovens com líderes mundiais e agentes da mudança de todo o planeta. Desde 2009, já se realizaram 7 edições bianualmente em Cascais, debatendo e refletindo sobre os principais assuntos da sociedade em geral. Mais de 300 oradores mundialmente reconhecidos, incluindo vencedores de prémios Nobel, chefes de estado, políticos e jornalistas, já participaram nas várias edições passadas, partilhando as suas visões, opiniões e perspetivas com as mais de 13 mil pessoas que já participaram nas Conferências.

A partir de 2023, as Conferências do Estoril vão passar a realizar-se anualmente. A edição deste ano vai acontecer a 1 e 2 de setembro no campus da Nova SBE em Carcavelos, com organização da mesma em parceria com a Nova Medical School. Até setembro serão realizadas diversas atividades no âmbito das Conferências, procurando trabalhar o tema com os principais agentes da sociedade atual.

Saiba mais sobre as Conferências do Estoril aqui.

 

CMC | AL | DCG | NH | PS

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0