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Conferências do Estoril 2015 | Cimeira da Juventude: Redes sociais e metas de vida


















Anne Pao, da Cidade do Cabo (África do Sul), Gabriela Jaeger de Brasília e Diego Reeberg de São Paulo (Brasil) e Vasco Santos, de Lisboa, lançaram o debate perante uma assistência composta por jovens dos quatro cantos do mundo, ao início da tarde no Centro de Conferências do Estoril.
Os quatro intervenientes são jovens profissionais, cujo sucesso se explica, em parte, pela sua capacidade de utilização e aproveitamento da Internet e das redes sociais para dar a conhecer os seus projetos.
A ideia de que a internet e as redes sociais, que neste momento ascendem a 207 plataformas de acesso gratuito, mudaram a forma como comunicamos e nos conectamos uns com os outros foi sublinhada pelos quatro oradores.
“ Vivemos num novo mundo muito diferente do mundo dos nossos pais. Hoje já não é necessário gastar muito dinheiro em campanhas de publicidade para divulgar as nossas ideias e os nossos negócios e podemos chegar a milhões de pessoas, gratuitamente, através das redes sociais” defendeu Vasco Santos, criador da empresa online “Vasco Faz”.
Gabriela Jaeger, por seu lado, recordou que 40% da população mundial utiliza a internet, 78% dos quais no mundo desenvolvido. Jaeger fundou a plataforma “Global Change Makers” para ajudar milhares de jovens em cerca de 120 países a realizar os seus projetos, utilizando as redes sociais como instrumento de divulgação e angariação de fundos.
“O facto de não ser preciso chamar a atenção dos principais meios de comunicação para chegar a milhões de pessoas e de bastar criar um perfil numa rede social para partilhar um projeto, uma ideia ou uma causa foi o que realmente mudou o nosso mundo” garantiu Jaeger.
“Este é um tempo de criatividade, tecnologia e conectividade, mas não podemos fazer isso sem estarmos ligados à internet”, referiu Anne Pao, para quem a Connectedness (conectividade) constitui, na realidade, um sentimento de que fazemos parte de algo.
Diego Reeberg lembrou o espírito das Conferências do Estoril, ao dizer que é fundamental “juntar uma multidão para mudar o mundo.” Uma ideia que resume bem as experiências dos jovens empreendedores e intervenientes neste primeiro dia de conferências, assim como a sua visão de que a verdadeira inovação social acontece a nível digital.