CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Conferências do Estoril 2015 | Temas da atualidade debatidos por individualidades de todo o mundo

Afirmar Cascais, e Portugal, como polo de reflexão de nível internacional sobre os desafios da globalização, com particular atenção à relação entre os domínios global e local é o grande objetivo das Conferências do Estoril que regressam este ano, de 19 a 22 de maio ao Centro de Congressos do Estoril.
Depois de Tony Blair (2009), Lech Walesa (2013) ou Mohamed ElBaradei (2011), as Conferências do Estoril contam nesta quarta edição com a participação de figuras como o ex-campeão do mundo de xadrez e ativista russo, Gary Kasparov, o antigo secretário-geral da NATO, Anders Fogh Rasmussen, ou José Manuel Durão Barroso.
Para Kasparov e Rasmussen será, seguramente, incontornável a abordagem da “nova guerra fria” que volta a separar os EUA e a Rússia em torno da questão da Crimeia. Recorde-se que, em fevereiro deste ano, a NATO decidiu proceder ao “mais importante reforço” da sua defesa coletiva “desde o fim da Guerra fria”. Uma tomada de posição que surge na sequência da decisão (em setembro de 2014) dos chefes de Estado e de governo da Aliança de aumentar os seus meios de defesa após a anexação da Crimeia pela Rússia, e do envolvimento de Moscovo no leste da Ucrânia, designadamente através do apoio logístico e militar aos separatistas pró-russos. 
 
No “olho do furação” da crise vivida na Europa, a Grécia é também chamada ao debate com a presença do antigo líder dos socialistas do PASOK e ex-primeiro-ministro grego, Georgios Papandreou que, no segundo dia do evento, apresenta a conferência “Lições da crise grega”. Neste mesmo dia terá lugar a intervenção de Moisés Naim, pensador venezuelano e autor do ‘best-seller’ “The End of Power".
“Religião e o Diálogo entre Civilizações” é um dos temas globais que está a gerar mais expetativa e que irá ser debatido pelo cardeal patriarca de Lisboa, Manuel Clemente, o imã da Mesquita de Lisboa, David Munir, e pelo reitor do seminário rabínico latino-americano, Abraham Skorka, conhecido como “o Rabi do Papa” pela amizade e diálogo de décadas com o Papa Francisco. 
 
Também o Primeiro-Ministro, Pedro Passos Coelho, participará nas CE 2015, tomando lugar no debate liderado pelo anfitrião Carlos Carreiras subordinado ao tema “Resolvendo os problemas globais num mundo em rede”.
 
Outras presenças confirmadas
José Ramos Horta, Prémio Nobel da Paz e ex-Presidente de Timor-Leste
Francis Fukuyama, autor norte-americano, orador nas conferências de 2011, vencedor do prémio Estoril Global Issues Distinguished Book Prize 2015 com a sua obra “Ordem Política e Decadência Política - Da Revolução Industrial à Globalização da Democracia” 
Eduardo Cunha, presidente da Câmara de Deputados do Brasil,
Jack Healey, antigo diretor da Amnistia Internacional, 
 
Vandana Shiva, investigadora e ativista antiglobalização indiana
Gunter Pauli, fundador do Clube de Roma e apelidado pela imprensa internacional como “Steve Jobs da sustentabilidade”.
Elizabeth Wahl, jornalista, correspondente em Washington da televisão russa RT que se demitiu em direto em março de 2014 por recusar a linha editorial da televisão a qual considerou estar a “branquear” a intervenção da Rússia na Crimeia
  
Numa perspetiva ainda mais holística, as Conferências do Estoril reúnem, pela primeira vez, pensadores e líderes dos cinco continentes, naquela que será a quarta edição deste encontro bienal, onde se pretende “fazer a ponte entre o fórum económico de Davos e o fórum social de Porto Alegre”, como defende Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais que organiza o evento em parceria com algumas das mais conceituadas individualidades, organizações internacionais, universidades, centros de investigação e desenvolvimento, think tanks e organizações não-governamentais.  
 
 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0