CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Conselho Municipal de Segurança de Cascais faz balanço

Plataforma operacional C3, que integra toda a informação sobre o concelho, apresentada em breve.

O presidente da Câmara Municipal de Cascais revelou hoje que vai ser apresentado em breve o Centro de Comando de Cascais (C3), plataforma operacional que integra toda a informação relativa ao concelho - da proteção civil à mobilidade - e que ajudará a autarquia e as forças de segurança a gerirem os seus serviços no quotidiano.

Carlos Carreiras considerou que se trata de uma “ferramenta muito poderosa que recorre a tecnologia de ponta e que irá beneficiar todos os intervenientes e todo o concelho de Cascais”, sublinhou na abertura da reunião do Conselho Municipal de Segurança.

Este centro de coordenação e controlo integra informações relativas à segurança das pessoas e à gestão do mobiliário urbano, desde a energia aos caixotes de lixo, passando pelos engarrafamentos de trânsito ou sinais de trânsito nas ruas.

“Temos conseguido cumprir escrupulosamente as orientações quer a nível do Conselho Municipal de Segurança, quer da proteção Civil, afirmou na abertura dos trabalhos o presidente da Câmara Municipal de Cascais.

O comandante da Polícia Marítima de Cascais revelou que “Cascais é o único concelho com o qual a Capitania realiza a época balnear na sua totalidade e que não se registou um único afogamento durante a época balnear. Registaram-se 47 salvamentos só no Concelho de Cascais, através de nadadores-salvadores e estações salva-vidas.

Para apresentar e analisar a situação em matéria de criminalidade e segurança estiveram presentes várias entidades: Polícia Marítima; Guarda Nacional Republicana: destacamento de Sintra (dados relativos a Alcabideche), Destacamento de Trânsito de Carcavelos; Polícia de Segurança Pública; Serviço de Estrangeiros e Fronteiras e Polícia Municipal de Cascais.

O presidente da Câmara de Cascais alertou para o fato de terem aumentado as quedas de pessoas nas arribas. A ação de sensibilização “Uma selfie não vale uma Vida”, levada a cabo pela Câmara, não tem sido eficaz, dado que cerca de 85 % das quedas são de estrangeiros. Carlos Carreiras pediu por isso que em todas as praias fosse colocado um placard com a frase de alerta em português, inglês e francês.

“A condução sob o efeito de álcool é preocupante e tem vindo a aumentar em todo o concelho”, referiu, por seu lado, o responsável local do destacamento de trânsito da GNR no que foi secundado pelo responsável da PSP, que também revelou terem sido detetadas mais pessoas a conduzir sob influência do álcool.

Quanto à sinistralidade automóvel, houve um aumento de feridos leves e de acidentes, tendo diminuído para metade os feridos graves, e não se tendo registado vítimas mortais.

Um dos objetivos do Destacamento de Trânsito será o aumento de formação para melhorar o serviço ao cidadão, promover algumas campanhas de sensibilização junto dos condutores e aumentar a qualidade e o nível de patrulhamento rodoviário no concelho de Cascais.

Finalmente, o representante da Polícia Municipal considerou que esta força está bem equipada com meios materiais e dispõe de todos os veículos operacionais. AQ/SRS

 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0