CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Crónica de um molho épico segundo o Chef Laffan

Viagem gastronómica na EB de Sassoeiros

Tudo estava preparado faltando tripulação. Vai daí o Chef Miguel Laffan, chamemos-lhe neste contexto: Capitão.

- Quem gosta de viajar?

Não houve viv’alma que não esticasse o dedo bem alto.

- E quem gostaria de fazer uma viagem até a Ásia? Precisou o Capitão.

E os dedos subiram ainda mais alto e com mais vigor.

Estava encontrada a tripulação desta grande Nau que em breve largaria amarras.

Na verdade, o cabo já tinha sido dobrado e já não era da Tormenta porque a grande Imediata Marília, e as suas tropas, já tinham preparado a pá de porco a preceito e isso representava, nesta viagem, dobrar esse cabo tempestuoso. O resto da viagem era, a bem dizer, juntar à pá um molho que, tal como Capitão Laffan explicou, seria uma verdadeira viagem épica até a Ásia.

Ora, vistas as coisas no plano expedicionário, Marília com o seu arroz e a pá de porco, era um feito digno de um Bartolomeu Dias porque, a tripulação que ficasse pelo caminho, isto é rejeitasse o molho, não sairia dali propriamente de barriga vazia.

Voltemos então à viagem.

Marília escolheu-os a dedo. Conhece-os como ninguém.

- Entra Leonor!

Dizia Marília compondo-lhe a bandolete do cabelo. E, depois, lá vinha o abraço ternurento do Miguel. À Joana tirava-lhe o casaco e um afago na cabeça, ao João um beijo na testa. A nossa Imediata, título apenas nesta crónica, tem a doçura de uma mãe e a autoridade de um General. Quando a disciplina descamba, um brado orientador de Marília alinha tudo. Todos interpretam bem a troada e, ou se compõem na cadeira, ou deixam de cochichar para o lado.  

E a tripulação lá vai entrando, em ordem para esta viagem, alinhada à mesa com faca e garfo içados como velas. A viagem vai começar.

Largam-se as amarras e a garfada entra no molho como Nau no Índico e vem-nos ao palato o sabor da manteiga de amendoim. Oh capitão general que faz o amendoim, que Colombo nos trouxe da América do Sul, nestas águas do oriente?

É altamente proteico e é a nossa prova de fogo. Juntamente com a paprica e o sumo de Lima, nesta jornada gastronómica, o amendoim, em manteiga, é o sabor mais forte. Na verdade, este primeiro embate deixará pelo caminho alguns dos que estranham a cultura do doce e do salgado. Mas depois, quem resistir, já em pleno mar arábico, irá saborear o leite de coco, sentir o gengibre, apreciar o sal da soja, a frescura da hortelã e os coentros até chegar ao Japão, ou à China, tanto faz. E a pá de porco Capitão Miguel Laffan? Viajou connosco e nem demos por ela. 

Este Programa enquadra-se no projeto "Chef Regressam à Escola". 

PROGRAMA O CHEF REGRESSA À ESCOLA 

Conheça mais sobre este programa AQUI

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0