CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

De Cascais para a NASA e para o mundo

São de Cascais duas das três ideias com impacto global que mereceram manifestações de interesse e foram reconhecidas como as melhores no programa da Singularity University. O talento português, com a marca de Cascais, promete mudar o mundo na área da mobilidade e do rastreio do cancro de pele.

Partiram de Cascais, onde, em fevereiro último, venceram de entre 73 projetos candidatos, o Global Impact Challenge (Desafios com Impacto Global), concurso de talentos promovido pela Singularity University com o apoio da Câmara Municipal de Cascais, da Beta-i e da Nova SBE.

Todas eram, à partida, “ideias tecnológicas com potencial para terem impacto global e mudarem a vida de mil milhões de pessoas na próxima década”, mas as APP Mov.E e SkinSoul estão a um passo de se tornarem realidade.

Durante sete semanas de formação no Ames Research Center, em Silicon Valley, um dos dez centros de pesquisa da agência espacial norte-americana da (NASA), os autores das ideias vencedoras no concurso de Cascais juntaram-se ao grupo de 35 formado pelos vencedores dos GIC lançados em todo o mundo: Ásia-Pacífico, Argentina, Brasil, India, Coreia, Japão, Polónia e Portugal.

Agora regressam com nova distinção: os dois projetos vencedores do GIC de Cascais estão no grupo restrito de três ideias de todos os GIC promovidos a nível mundial em 2017 para financiamento.

Mas que ideias são estas?

Uma terá impacto na área da mobilidade. É a Mov.E, APP criada para permitir que cada utilizador de carros elétricos possa carregar os veículos em espaços comuns, como empresas, condomínios, centros comerciais ou restaurantes e pagar pelo seu consumo de eletricidade na fatura doméstica.

A outra ideia vencedora no Global Impact Challenge de Cascais e escolhida pelos investidores é a APP SkinSoul. Assente numa base de dados com mais de 300.000 imagens de lesões cutâneas, pretende ajudar a salvar vidas através de um diagnóstico rápido de situações de cancro de pele malignos.

“Foi aqui em Cascais que foram escolhidos os dois melhores projetos que estiveram incubados em Sillicon Valley para acelerar, aprender para daqui a dez anos impactarem a vida de mil milhões de cidadãos”, refere Miguel Pinto Luz, vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais. “Agora estão cada vez mais perto de se tornarem uma realidade”, acrescenta.

A Singularity University vai regressar a Portugal em outubro, com uma conferência no novo campus da Nova SBE, em Carcavelos (mais informações).

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0