Está aqui
Democracia Participativa e Orçamento Participativo trazem a Cascais especialistas estrangeiros

Está a decorrer em Cascais a Conferência Internacional “The Systemic Approach to Democracy”, evento organizado pelo Instituto da Democracia em parceria com o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e do Projeto EMPATIA.
Durante três dias, importantes pesquisadores vão debater sobre sistemas deliberativos em diversas perspetivas, tendo como referência o sucesso da experiência de Cascais no que se refere à democracia participativa e seus mecanismos, nomeadamente os orçamentos participativos.
“Estamos aqui para conhecer melhor Cascais e a sua experiência, uma «cidade» muito conhecida na Europa e no mundo na experimentação da democracia participativa”, referiu Yves Sintomer, professor na Universidade de Ciência Politica de Paris e coordenador dos orçamentos participativos da capital francesa.
Também Leonardo Avritzer, professor de Ciência Política no Brasil e organizador desta Conferência Internacional, destaca Cascais como exemplo na matéria em debate. “Cascais está mais além no que se refere ao processo dos orçamentos participativos, não só em Portugal, mas também no mundo”, destacou Leonardo Avritzer, que acrescentou: “ Em Cascais a participação é importante, designadamente, a decisão dos cidadãos sobre muitas questões”.
Salientando que hoje a democracia está em crise em muitos países, o professor universitário brasileiro defendeu que “a democracia precisa de cidadãos ativos que se envolvam para além das eleições, pelo que Cascais é o lugar ideal para debater estas ideias.” PL