CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Dia de África no Mercado da Vila

Geminação entre municípios de Cascais e Ilha do Sal assinala 30 anos no dia de África.

Júlio Lopes, presidente da Câmara da Ilha do Sal, Cabo Verde, e Francisco Kreye, vereador da Câmara Municipal e Cascais, assinalaram esta manhã os 30 anos de geminação entre os dois municípios na sessão de abertura de um dia especial, o Dia de África, que conta também com a parceria da União das Cidades Com Capital de Língua Oficial Portuguesa (UCCLA), representada pelo seu presidente Vítor Ramalho e pela Associação para a Cooperação Internacional com África e a CulturSol.

Neste dia, que é assinalado desde 1963, quando em Adis Abeba nasceu a Organização da Unidade Africana, o Mercado da Vila em Cascais, criou um espaço da cultura africana, com particular enfase para a cultura cabo-verdiana.

Durante o dia Carla Correia e os Nice Groove Batucada animar o Mercado com a interpretação de várias mornas, e o Cascais Foodlab juntou-se ao momento cultural cozinhando ao fim da manhã um doce típico de Cabo Verde, o Doce de Coco e, para o final do dia será servida uma cachupa.

Francisco Kreye e Júlio Lopes salientaram a excelente e importante cooperação entre os dois municípios designadamente, referiria o vereador da Câmara de Cascais, “em matéria de cultura, segurança e proteção civil”.
Vítor Ramalho salientou a importância do continente africano no equilíbrio de um mundo, “já não bipolar, que marcava os anos 60, mas multipolar” e lembrou que já com início nesta sexta-feira e durante o fim-de semana, assinala-se, em Cascais, no mesmo local, O Dia da Língua Portuguesa, mais uma iniciativa que conta com uma parceria entre a UCCLA e a autarquia.

Sobre esta matéria Vítor Ramalho lembrava que a língua portuguesa é das mais faladas em todo o Mundo, designadamente a 4.ª mais usada nas redes sociais e lembrou que dada a evolução demográfica, até ao final do século “Moçambique e Angola terão uma população superior ao Brasil”.

No espaço do Mercado poderá encontrar diversas bancas montadas pelas Organizações Não Governamentais que operam em África.

A sessão de abertura contou ainda com a presença do Ministro Plenipotenciário José Maria Silva em representação da Embaixada de Cabo Verde, do Consul Honorário da Gâmbia em Portugal, Tiago Mendonça Leal, da 1.a Secretária da embaixada da Gâmbia em Paris, a senhora Ninjai, do Cônsul da Gâmbia em Paris.

O Marcaram ainda presença o Ministro Plenipotenciário José Maria Silva, em representação da Embaixada de Cabo Verde, vereador da Câmara Municipal de Cascais, Frederico Pinho de Almeida e os presidentes, da União das Freguesias de Cascais e Estoril, Pedro Morais Soares e das Juntas de Freguesia de S. Domingos de Rana, Fernando Ferreira Marques e de Alcabideche, José Filipe Ribeiro.

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0