CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

E o Jazz soou mais cool em Cascais

Jordan Rakei e Moses Boyd: Uma noite de "good vibes"

Quando o festival Cool Jazz se aproxima do fim, os concertos continuam a aumentar a temperatura das noites de verão em Cascais. Esta quinta-feira, o penúltimo dia do festival, Jordan Rakei e Moses Boyd subiram ao palco do Hipódromo Manuel Possolo para presentearem o público com os seus mais recentes trabalhos editados.

A noite mais “cool jazz” do festival 

Na sua segunda vinda a Portugal, por força do EDP Cool Jazz (tinha cá estado em 2018), o neozelandês Jordan Rakei brindou os fãs com as suas batidas muito vinculadas ao jazz, ao R&B e às fragrâncias de hip-hop com as quais veste o seu trabalho. Entre a nostalgia de “Origin” (2019), a complexidade de “What We Call Life” (2021), Rakei apresentou os sons mais ritmados do seu mais recente EP, “Bruises” (2022). Entre estes anos, ainda teve tempo de criar o seu alter-ego eletrónico, Dan Kye (uma truncação do seu nome, JorDAN RaKEI, que se lê “Kye”); para além de, nas suas “Late Night Tales” (2021), ter incluído a própria representante portuguesa na Eurovisão, Maro, quando poucos a conheciam por cá.

Inspirar as pessoas a olharem para dentro de si e a perceberem com o que estão a lidar é um dos propósitos da música de Jordan Rakei, confessou o músico em entrevista antes do seu concerto em Cascais. O artista confessa adorar Portugal e as pessoas “estão sempre dispostas a ouvir boa música”, e, acrescentamos, pela nossa parte estamos sempre dispostos a ouvir concertos com a qualidade deste com que Jordan Rakei nos deliciou.

Novo jazz britânico dá cartas no palco do Cool Jazz

Nome incontornável do novo jazz britânico que tanto tem dado que falar, Moses Boyd já leva na algibeira um currículo invejável: enquanto prodigioso baterista de jazz, tem perto de uma dezena de discos editados - quer com o seu nome, quer sob o título das diversas colaborações que fez com outros músicos da cena londrina - e tocou em dezenas de outros projetos de artistas como Beyoncé, Little Simz, Ed Motta, Sons of Kemet, Floating Points ou Four Tet.

O palco do Cool Jazz foi o cenário perfeito para as vibrações que reúnem diversas referências sonoras a nível de música eletrónica e afrocêntrica.  “Feed Infinite”, “Accelerometer Overdose” e “After The Machine Settles” foram alguns dos temas revelados do seu último trabalho “Feeding the Machine”.

No primeiro concerto da noite as pessoas ainda se estão a ambientar e é mais difícil a interação com o artista. Mas, o público que ia chegando à zona das cadeiras foi aos poucos sendo cativado pelo jazz de fusão e free inspirado pelo presente eletrónico do músico londrino, cujos fãs portugueses tiveram oportunidade de testar ao vivo no Festival ID No Limits no Estoril. “Dark Matter” é o último álbum de Boyd que deixou claro em Cascais porque é considerado o representante do sangue novo da cena jazz londrina.

CMC| PL | AG

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0