CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

EDP Cool Jazz | Segurança num festival cool

Dirigido a um público mais calmo que os habituais festivais de verão, o EDP Cool Jazz teve, como qualquer outro evento de grande dimensão e afluência significativa de pessoas, um plano de segurança pensado ao mínimo pormenor. Os vários dias de concertos, com milhares de pessoas presentes, decorreram calmos e sem incidentes.

A preparação exigiu meses e a garantia de todas as condições implica a participação de elementos do Serviço Municipal de Proteção Civil, PSP, Polícia Municipal, empresas de segurança contratadas pela organização, Bombeiros Voluntários e empresas municipais. “A segurança garante-se ao longo de todo o ano. Num evento destes o que se faz é reforçar a segurança”, refere Maria do Céu Garcia, Coordenadora Municipal de Proteção Civil.

Em termos de segurança, o início de cada dia de concerto implicou sempre uma reunião no Posto de Comando, onde a coordenação, a cargo do Serviço Municipal de Proteção Civil, garantiu a articulação entre todas as entidades envolvidas. Era este o momento de analisar todos os pontos e fazer ajustes para que tudo corresse da melhor forma. “Tentamos estar o melhor coordenados que nos é possível”, assegura a responsável, o que significa que é fundamental “um grande espírito de colaboração entre todas as entidades presentes”. 

Entre as condições impostas, como em qualquer evento desta natureza, estavam a limitação de acesso a quem disponha de bilhetes ou credenciais, ou a revista, normalmente assegurada pela PSP, de modo a garantir que não entram objetos interditos de acordo com as regras de organização de eventos de grande dimensão. É o caso de garrafas, objetos cortantes, máquinas de filmar ou fotografar, entre outros. Passado este nível de segurança, as equipas da organização validavam os bilhetes. 

Depois disto, e para que a experiência decorresse da forma mais memorável possível, houve sempre equipas de prontidão no posto médico avançado, com capacidade para estabilização e evacuação em caso de necessidade (ou até suporte avançado de vida, se preciso), a que se juntou todos os dias uma equipa de socorro apeada. Em paralelo houve seguranças e agentes da Polícia Municipal e Polícia de Segurança Pública dentro do espaço e em torno do perímetro.

“Dá trabalho, mas no final vamos todos para casa com o dever cumprido”, confirma Francisco Alves, Subintendente da PSP de Cascais, acrescentando que, neste EDP Cool Jazz não houve qualquer incidente digno de nota. Por questões de segurança tudo tem de ser feito nas “calmas”, porque é assim que chegamos longe e rápido. É exatamente por isso que existe um posto de comando: para dirimir situações inopinadas e resolver rapidamente questões dentro da área de intervenção de cada entidade”.

“O Cool Jazz é um evento para uma faixa etária mais elevada, com outra atitude e comportamento”, explica Karla Campos, da “Live Experiences”, que organiza o festival em parceria com a Câmara Municipal de Cascais e que neste ano de regresso trouxe a Cascais 40.000 espectadores. Acresce a isto o facto de as pessoas estarem menos horas a assistir ao concerto, pois ao longo da tarde noite realizam-se três momentos musicais diferentes. Estas características próprias do EDP Cool Jazz tornam, na opinião de Karla Campos, “o trabalho mais fácil”.

Mas, “mais fácil”, não significa menos trabalhoso. Tudo tem de estar previsto ao mais ínfimo detalhe e de estar muito bem coordenado, até porque “a adaptação de um jardim e hipódromo a uma sala de espetáculos obriga a um planeamento de muitos meses”. Mesmo assim, há que ter em conta algumas contrariedades inevitáveis que, por exemplo, podem traduzir-se em atrasos e acumulação de pessoas em determinados momentos. Para resolver situações dessas conta “a capacidade de improviso” que tem permitido “resolver todas as questões”, para que quando o artista entra em palco o público estar todo sentado. | FH

Sugerimos também

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0