Está aqui
Encontro Luso-Espanhol em Cascais

Que políticas públicas e privadas devem preparar as cidades para um envelhecimento ativo?
A esperança média de vida da população continua a subir enquanto caem os níveis de natalidade. A confirmar-se esta tendência nos próximos anos, estarão as cidades preparadas para acolher e dar resposta a uma população cada vez mais envelhecida?
Questões que o Encontro Luso-Espanhol| Para Um Envelhecimento Com Bem-Estar na Cidade pretende responder. O encontro realiza-se com o objetivo de debater políticas públicas e privadas que ajudem a preparar as cidades do futuro onde irá viver uma população cada vez mais idosa.
Nos dias 23 e 24 de novembro, no Auditório Maria de Jesus Barroso, na Casa das Histórias Paula Rego, especialistas de áreas diversas de Espanha e Portugal debatem propostas com vista a melhorar a qualidade de vida dos idosos, integrando-os, com dignidade e conforto, no quotidiano das cidades e no convívio com as novas gerações. A entrada é livre a toda a comunidade e as inscrições estão a decorrer. A organização é da Fundação D. Luís I e da Fundación Duques de Soria, com o apoio da Câmara Municipal de Cascais.
Com as comissões de honra presididas por o Presidente da República Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa e por Sua Majestade o Rei Filipe VI de Espanha conta ainda com uma comissão consultiva, que definiu o programa do Encontro, constituída pelos Profs. Germano Rego de Sousa, Jorge Soares, Paulo Costa, Pedro García Barreno e Ramón Gomis.
Entre as temáticas a debater estão: a Evolução Demográfica da Sociedade, os idosos; Comer bem: A Nutrição no Idoso; A mobilidade dos Idosos: Como Preparar a Cidade? O que há de novo na Biologia do Envelhecimento? As Novas Tecnologias; É de Pequenino que se torce o pepino ou a Responsabilidade Pública do Envelhecimento.