CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Encontros de Cascais regressam

À porta fechada, num hotel de Cascais, “Encontros de Cascais” regressaram para debater temas de importância estratégica para Portugal e o Mundo.

Iniciativa do jornal Expresso, os III Encontros de Cascais tiveram por temas o crescimento económico, a transição energética, a proteção do ambiente e o pós-pandemia.

A análise dos grandes cenários políticos mundiais e a trajetória que o nosso país tem vindo a seguir estiveram em cima da mesa ao longo dos quatro painéis em que se dividiu a conferência.

O objetivo foi, como nos dois encontros anteriores, pensar de forma alargada no futuro e apresentar contributos para apoiar na tomada de decisões. “O país tem de fazer uma hierarquia dos seus interesses. A continuar nesta trajetória de decaimento o país perderá cada vez mais capacidade de fazer escolhas e de defender os seus valores”, disse à SIC, Miguel Monjardino, professor e colunista do Expresso que interveio no painel “Papel de Portugal na nova ordem mundial”,.

Com o apoio da Câmara Municipal de Cascais, o evento contou ainda com a presença de Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, que moderou o painel 3, sob o tema “Modelo de crescimento sustentável e inclusivo”. Um tema familiar ao autarca, uma vez que esta tem sido uma das apostas fortes do município.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, esteve presente no encerramento do debate recebendo o documento súmula das conclusões dos intervenientes nos Encontros de Cascais, contributo ativo para pensar o futuro de Portugal.

Sobre os Encontros de Cascais | Criados em novembro de 2018, à semelhança do “grupo de Bilderberg”, os “Encontros de Cascais” constituem-se como um fórum de pensamento estratégico composto por personalidades públicas em exercício de cargos políticos, “para discutir soluções para os problemas que o país e a Europa enfrentam”.

Programa:

Painel 1 | “Papel de Portugal na nova ordem mundial” 
Henrique Cymerman, jornalista correspondente no Médio Oriente
Miguel Monjardino, professor e colunista do Expresso
Moderador: Francisco Pinto Balsemão, fundador do Expresso e chairman do Grupo Impresa,

Painel 2 | “Modelo de crescimento sustentável e inclusivo”
Elisa Ferreira, comissária europeia para a Coesão e Reformas
Sérgio Sousa Pinto, deputado socialista, presidente da Comissão de Negócios Estrangeiros da Assembleia da República (e colunista habitual do Expresso)
Moderador: Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais

Painel 3 | “Transição energética e proteção ambiental”
Jorge Moreira da Silva, social-democrata, diretor da Cooperação para o Desenvolvimento na OCDE - Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico
António Costa Silva, presidente da Comissão Nacional de Acompanhamento do Plano de Recuperação e Resiliência
Moderadora: Isabel Mota, presidente do Conselho de Administração da Fundação Calouste Gulbenkian

Painel 4 | “The new better, disrupção pós-pandemia (o futuro do trabalho, saúde e cibersegurança)”
Isabel Baptista, coordenadora do Departamento de Desenvolvimento e Inovação do Centro Nacional de Cibersegurança
Alexandra Brandão, Santander
Moderador: Pedro Penalva, da AON, empresa líder mundial de serviços profissionais na área das soluções de Risco, Reforma e Saúde.

CMC/FH

Sugerimos também

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0