Está aqui
Energias Renováveis Offshore e Biodiversidade

O Périplo Energias Renováveis Offshore: Comunidade, Sustentabilidade e Economia arrancou em Cascais. Sob a ótica da Biodiversidade, técnicos, especialistas, cientistas, autoridades, académicos e comunidade, debateram questões relativas à instalação de plataformas de energia eólica no mar de Portugal. Uma sessão promovida pelo Ministério das Infraestruturas, pela Secretaria de Estado do Mar e pela Secretaria de Estado da Energia e Clima, com o apoio da autarquia.
“O estado central está a dar os primeiros passos na criação de plataformas de energia eólica offshore, fora da costa, a cerca de 10 quilómetros da costa e escolheu Cascais para ser o primeiro palco de debate sobre este assunto,” adiantou Joana Balsemão, vereadora com o pelouro do ambiente na autarquia.
Com uma vasta costa, o país apresenta condições únicas para o desenvolvimento de energia eólica offshore e, por isso, esta é mais uma das apostas do governo para acelerar a transição energética, tendo sido apresentada a proposta preliminar das áreas espacializadas para implantação de projetos de energias renováveis offshore nesta sessão, que pode consultar aqui.
“O que está previsto para ser colocado ao longo de todo o país geraria 10 gigawatts de energia renovável, o que daria para alimentar milhões de habitações no país,” salientou a vereadora.
CMC/FMC/PR/NH/LB