CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Entrega de Cantis nas Escolas de Cascais

Num esforço para reduzir as emissões de carbono e mitigar a pegada ecológica, a Câmara Municipal de Cascais ofereceu um cantis a todos os alunos e professores do Pré Escolar e 1º Ciclo do concelho.

A Escola Básica de Caparide e da Escola Básica dos Lombos receberam na manhã desta quarta-feira, 22 de maio, a visita do presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, e dos vereadores Frederico Pinho de Almeida e Joana Balsemão. O executivo da autarquia foi até às escolas para entregar cantis aos alunos e professores com o objetivo de reduzir, ou até mesmo eliminar, a utilização de garrafas de plástico em todos os estabelecimentos de ensino do concelho.

 

Beatriz Cavaleiro, aluna da EB1 Lombos, mostrou-se muito satisfeita por ter recebido esta oferta: “Eu vou utilizar o meu cantil muitas vezes para conseguir ter água durante o dia. Isto é uma coisa que ajuda a tirar o plástico do país e do mundo, e a não poluir os oceanos.”

 

Joana Balsemão, vereadora com o pelouro do ambiente salienta que “na Câmara somos apologistas de promover melhores hábitos ambientais, mas não basta transmitir só a informação, às vezes é preciso dar os instrumentos. Portanto aqui damos um instrumento muito concreto que são os cantis de metal, são reutilizáveis vezes sem conta e vão substituir as tradicionais garrafas de plástico.”

 

“Se imaginarmos que cada uma destas pessoas utilizaria uma garrafa daquelas pequenas por semana estamos a falar de mais de 400 mil garrafas de plástico por ano que não vão ser desperdiçadas,” acrescentou Joana Balsemão.

 

Já o vereador com o pelouro da educação, Frederico Pinho de Almeida, adianta que a oferta de cantis abrange “mais de seis mil alunos, e para além dos alunos também professores e todo o pessoal que trabalha na escola, porque faz sentido que esta seja uma prática alargada o mais possível,” acrescentando ainda que neste momento se está a fazer o “levantamento para no início do próximo ano letivo, em setembro, oferecermos também no ensino básico das escolas privadas.”

 

Esta é mais uma iniciativa enquadrada nas políticas da educação e ambiente da Câmara Municipal de Cascais, que procura promover e contribuir para uma maior eficiência ambiental, numa conjugação de iniciativas que sensibilizam para o uso consciente da água e para a redução do plástico.

 
 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0