CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Escola Secundária Fernando Lopes Graça recebe obras de requalificação e ampliação

Empreitada inicia-se no próximo dia 19 de maio

A Escola Secundária Fernando Lopes Graça, localizada na Parede, vai ver as suas obras de requalificação e ampliação iniciarem-se já no próximo dia 19 de maio. A sessão de apresentação desta empreitada decorreu nesta segunda-feira, dia 5 de maio, e juntou autarquia, direção da escola e docentes, para dar a conhecer os pormenores de uma intervenção que estará concluída no final de 2026.

“Agora temos a certeza de que esta obra irá acontecer”, começou por dizer Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, durante a sessão de apresentação da empreitada, que decorreu no auditório da Escola Secundária Fernando Lopes Graça. “Esta é uma intervenção com alguma especificidade, pois irá ser realizada durante o decorrer do período letivo. Por isso, e de forma a minimizar o incómodo, será feita com um planeamento e gestão adequados. A escola irá ficar com mais capacidade e melhores condições para alunos, professores e pessoal não docente. Desta forma, o concelho de Cascais fica com escolas projetadas pelo menos a 30 anos”, referiu o autarca cascalense, relembrando a total requalificação do parque escolar do concelho, que conta de momento com quatro empreitadas em curso (ou a iniciar em breve), na Escola Secundária de Cascais, Escola Secundária São João do Estoril, Escola Secundária Ibn Mucana, e Escola Secundária Fernando Lopes Graça. Além da aposta na área da Educação, Carlos Carreiras aproveitou ainda para destacar o trabalho que a autarquia tem desenvolvido na Saúde, Habitação, Ambiente e Cultura.

As obras de requalificação e ampliação da Escola Secundária Fernando Lopes Graça vão decorrer ao longo de 18 meses, com início em maio de 2025 e fim previsto para novembro de 2026, num investimento total de 9.695.000€, criando condições para acolher 1.620 alunos e 72 turmas. As intervenções neste estabelecimento de ensino vão contemplar a construção de dois novos edifícios, a requalificação do pavilhão existente, a beneficiação de coberturas e espaços exteriores, e a criação de um parque para bicicletas, entre outras melhorias, tal como explicou o engenheiro Bernardo Pinto Gonçalves, diretor da Direção Municipal de Projetos Estruturantes da Câmara Municipal de Cascais, responsável pela gestão do projeto.

Já João Bento Vitorino, diretor do Departamento de Educação da autarquia cascalense, revelou que a zona de Carcavelos e Parede, e São Domingos de Rana, está a verificar um “crescimento da procura escolar por alunos”, o que torna necessário a modernização e ampliação dos estabelecimentos escolares. Por sua vez, José Guerreiro, diretor do Agrupamento de Escolas de Parede, confessou que este tipo de intervenções é importante para a melhoria das condições oferecidas à comunidade escolar, e que será necessária a “compreensão e paciência de todos” no decorrer das obras durante o período letivo.

A sessão de apresentação desta empreitada contou ainda com a presença de Diana Vale e Alexandre Faria, vereadores da Câmara Municipal de Cascais, e de Nuno Alves, presidente da União das Freguesias de Carcavelos e Parede.

CMC | DG | MC | LB

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0