CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Essaouira (Marrocos) é a mais recente cidade irmã de Cascais

O acordo de geminação de Essaouira com Cascais visa incentivar intercâmbios culturais, sociais e económicos

O que é que a cidade de Essaouira tem em comum com Cascais? À partida, uma povoação da costa sudoeste de Marrocos parece não ter muito em comum com esta terra de reis e pescadores à beira do Atlântico. Mas, as semelhanças são mais do que aquilo que se imagina. A cidade é considerada por muitos a estância de praia mais agradável de Marrocos, pelos seus extensos areais, dunas e pelo centro histórico, classificado pela UNESCO como Património Mundial em 2009, uma mistura de cidade do século XVIII com um povoado medieval, cercado de muralhas que por sua vez estão rodeadas de canteiros de flores e pelo Oceano Atlântico. É conhecida pelos amantes do windsurf pelos seus ventos, o que está na origem do epíteto turístico "Wind City, Afrika". 

Mas, as semelhanças não se ficam por aqui, já que Essaouira tem vestígios da presença de portugueses desde o início do século XVI, e na antiga Mogador, como era conhecida a cidade, existe uma igreja, fortificações e vestígios de artilharia portuguesa. Em julho, a cidade celebra o Fado, com um festival deste género musical exclusivamente português e também Património (Imaterial) da Humanidade.

A partir desta quarta-feira, há ainda mais ligações estreitas entre Cascais e Essaouira, com a assinatura do acordo de geminação entre os dois municipios. Os acordos de geminação ou de protocolos de cooperação, contribuem para uma harmonização social e cultural, promovem o desenvolvimento local com base na partilha de conhecimentos e de experiências, com respeito pelas diversidades, aprofundando o conhecimento e o interesse mútuo consolidado nos laços históricos e culturais que unem as cidades irmãs. Cria-se, assim, um melhor relacionamento internacional e intercidades que procure promover as trocas e experências culturais e económicas que Cascais tem para oferecer e que possa aplicar no seu município. 

"Portugal e Marrocos são países vizinhos, a distância de voo daqui  a Rabat (capital de Marrocos) é menor que daqui a Madrid", lembrou Carlos Carreiras, presidente da CM de Cascais, acrescentado que "este acordo contribui para o reforço da relação entre os dois países que têm uma relação histórica, com a presença desde 1506 de portugueses a chegarem a Essaouira". 

"Esta é também a possibilidade de juntarmos às outras cidades irmãs, geminadas com Cascais, uma cidade marroquina e é também um momento feliz ao continuarmos a fazer amigos pelo mundo", sublinhou, ainda Carlos Carreiras.  

São objetivos deste Acordo: Incentivar o desenvolvimento mútuo de intercâmbios culturais, sociais, educativos, comerciais ou outros, entre as populações dos seus municípios, através das suas diversas organizações representativas; promover o estabelecimento de programas de cooperação tendo por base para o seu desenvolvimento os interesses e opções de cada município e de acordo com as possibilidades existentes; E cooperar, na medida das suas possibilidades, através da contribuição, entre outras, na formação de quadros em domínios de interesse para cada município, podendo assim, fornecer os meios técnicos, didáticos e os materiais adequados aos projetos e programas educativos e culturais, assim como, através da colaboração, troca de experiências e de informação no interesse das duas comunidades.

"Cascais é uma vila maravilhosa e estou muito honrado em estar aqui com a minha delegação de Marrocos e espero que possamos desenvolver muitos projetos juntos, essencialmente projetos culturais, pois em Essaouira organizamos muitos festivais e talvez possamos otrazer alguns dos nossos festivais aqui para Cascais e recebermos alguma da vossa cultura na nossa cidade", disse Tariq Mohamed Ottmani, Presidente do Conselho Municipal de Essaouira. 

Cascais é atualmente geminado com 18 cidades e encontra-se representado em 4 continentes (Europa, América, África e Ásia).

Sobre a cidade de Essaouira |  Essaouira antigamente chamada Mogador, é uma cidade da costa sudoeste de Marrocos, capital da província homónima, que faz parte da região de Marraquexe-Safim (até 2015 integrava a região de Marraquexe-Tensift-Al Haouz). Em 2004 tinha 69 493 habitantes e estimava-se que em 2012 tivesse 78 390 habitantes. Tal como Cascais, é uma cidade virada para o turismo graças às suas praias com extensos areais e dunas. Possui também um centro histórico classificado pela UNESCO como Património Mundial. Conhecida pelos praticantes de windsurf pelos seus ventos atlânticos.

Os portugueses sob o comando de Diogo de Azambuja construíram aqui um forte, designado por Castelo Real de Mogador, em 1506. Em 12 de maio de 1510, o soberano nomeou Nicolau de Sousa comandante vitalício, mas logo a seguir a posição seria atacada pelos berberes. Em dezembro do mesmo ano, a praça teve de ser abandonada, sendo a guarnição transferida para Safim. Em 1525 este castelo foi ocupado pelos marroquinos. Até ao século XVIII era apenas em um pequeno porto. Nessa época o sultão de Marrocos escolheu a localidade para ser o porto exportador do país, passando a designar-se Essaouira.

De salientar, o conjunto histórico da cidade encontra-se classificado como Património Mundial pela UNESCO. Nele destacam-se as muralhas e baluartes, onde ainda podem ser apreciadas as antigas peças de artilharia portuguesas, assim como a primitiva igreja e as fortificações na pequena ilha de Mogador, fronteira ao porto.

CMC | PL | LB | BN

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0