CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Está oficialmente aberta a Primeira Capital Portuguesa do Voluntariado

Município de Cascais desenvolverá diversas atividades de voluntariado durante 2024

O Palácio da Cidadela de Cascais vestiu-se de gala, nesta segunda-feira, dia 29 de janeiro, para receber a Cerimónia de Abertura da Primeira Capital Portuguesa do Voluntariado, numa iniciativa da Confederação Portuguesa do Voluntariado, que pretende promover e valorizar esta temática em Portugal.

Como município eleito, Cascais desenvolverá um programa composto por diversas atividades ligadas ao voluntariado, ao longo de 2024, numa temática que já integra a própria identidade do concelho.

“Esta iniciativa faz parte daquilo que nós consideramos o exercício da democracia, o exercício do poder do povo. Não da democracia representativa, mas, neste caso, da democracia colaborativa. Se todos tivermos este espírito de colaborar, de acrescentar qualidade e não apenas quantidade, nós de facto faremos um concelho de Cascais muito melhor (…) Sentimo-nos muito honrados de termos sido escolhidos como a Primeira Capital Portuguesa do Voluntariado”, referiu o presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras.

Já para o presidente da Confederação Portuguesa do Voluntariado, Eugénio Fonseca, “para além do reconhecimento e da valorização do trabalho do voluntariado em Cascais, queremos que através deste exemplo, outros municípios se mobilizem a seguir Cascais, para podermos ter uma taxa de voluntariado ao nível daquilo que é a taxa europeia”.

Por sua vez, e não podendo estar fisicamente presente por motivos de agenda, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, deixou uma mensagem escrita, através da qual salientou que “esta cerimónia vem sublinhar a importância do trabalho que tantos entre nós, diariamente, formal ou informalmente, exercem. Voluntários na Ação Social e Cívica, na Saúde, na Cultura, no Ambiente, no Desporto. Acrescentando valor, contribuído para construir comunidades mais fortes e resilientes”.

A Secretária de Estado da Inclusão, Ana Sofia Antunes, marcou presença na cerimónia, referindo que “esta iniciativa terá, certamente, todo o êxito aqui em Cascais. Que ela possa ser a semente de algo maior. O voluntariado é querer fazer e acreditar que é possível fazer melhor e ter impacto na vida do outro”. Também a representante do Centro Europeu de Voluntariado, Rita Marques, quis deixar os seus “votos de um ano muito bem-sucedido para o Voluntariado em Cascais”.

O momento mais aguardado e simbólico da cerimónia foi a entrega da Bandeira da Capital Portuguesa do Voluntariado ao Município de Cascais, que contou com a presença em palco dos elementos que compõem a equipa da Divisão de Voluntariado da Câmara Municipal de Cascais. Refira-se que esta Divisão foi criada em 2022, estando integrada no Departamento de Participação e Cidadania, e tendo como missão promover em Cascais uma cultura de voluntariado local, enquanto exercício de cidadania ativa e solidária.

Já a finalizar a cerimónia, coube ao Diretor Municipal, Luís Almeida Capão, a apresentação do Programa de Atividades para 2024. Deste modo, a comunidade e os vários agentes de voluntariado terão ao seu dispor, ao longo do ano, e dando continuidade a um trabalho que tem vindo a ser feito, a um serviço municipal de qualidade e exclusivamente dedicado à temática do voluntariado; o acesso gratuito dos voluntários e das organizações promotoras de voluntariado a programas de formação certificada, bem como a diversos workshops de partilha de boas práticas promovidos pelos diferentes serviços municipais; e, ainda, a uma série de eventos que valorizam e reconhecem publicamente a importância do trabalho voluntário, como por exemplo, o Festival do Voluntariado, que terá lugar a 24 e 25 de maio. Cascais, sendo a Capital Portuguesa do Voluntariado, terá a seu cargo a organização do X Encontro Intermunicipal do Voluntariado, a acontecer em novembro deste ano.

No decorrer de 2024, o município irá ainda candidatar-se ao Selo de Qualidade para o Voluntariado Join4Change. Este Selo de Qualidade é cofinanciado pela Fundação Calouste Gulbenkian através do Programa Cidadania Ativa e constituiu um sistema de valorização da qualidade de práticas de gestão de Programas de Voluntariado.

Recorde-se, que o Município de Cascais conta com cerca de 18.000 voluntários e mais de 100 organizações promotoras de voluntariado. Em Cascais, voluntariado é cidadania.

CMC | DG | NH | LB

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0