CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Estoril Praia é o primeiro clube de futebol a apoiar o desafio da Agenda 2030 da ONU para alcançar os ODS

Jogadores do Estoril-Praia entram em campo com os 17 ODS nas camisolas.

A Equipa do Estoril-Praia, aceitando o desafio proposto pela Câmara Municipal de Cascais, decidiu comprometer-se com a Agenda 2030 das Nações Unidas para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com 20 medidas concretas, tendo em vista a construção de um mundo melhor para todos. No jogo de hoje disputado com o Paços de Ferreira, no Estádio António Coimbra da Mota, os jogadores canarinhos entraram em campo com uma camisola onde constava o apoio e compromisso do clube aos 17 ODS.

“Este terá sido provavelmente um dos maiores desafios que a Câmara Muncipal de Cascais nos lançou e que abraçamos de imediato”, referiu Alexandre Faria, presidente do Estoril-Praia.

Para Joana Pinto Balsemão, vereadora da Câmara Municipal de Cascais, os “ODS são um roteiro para tornar o planeta um sítio melhor para viver. É um roteiro que tem uma visão para 2030, desenhado pelas Nações Unidas. Foi o maior processo de auscultação pública alguma vez visto, envolvendo milhares de pessoas”.

As Nações Unidas lançaram este repto ao resto do mundo em 2015, tendo sido aprovado por 165 países. Os 17 ODS “cobrem todos os aspetos da nossa vida”, salientou Joana Balsemão.

“Este roteiro pode ser adotado por qualquer tipo de organização, seja um governo, uma câmara, uma ONG. Cascais foi pioneiro, foi a primeira autarquia a abraçar este desafio a nível político, disse Joana Balsemão. Desafiamos o Estoril-Praia, e este foi o primeiro clube do mundo a adotar esta causa”, salientou a vereadora.

Alexandre Faria disse que o Estoril “aproveitou este repto para lançar 20 medidas que apresentou à ONU, nas quais o clube se os compromete a dar o seu contributo, não só no âmbito do desporto, mas também no da sustentabilidade, em iniciativas de carácter ambiental, na luta da igualdade do género, por uma melhor qualidade de vida de todos”.

Atendendo a todo o enquadramento da agenda 2030, “entendemos que deveria ser também o nosso guião e, sobretudo, desafiarmos todos os outros clubes a juntarem-se a nós”, acrescentou o presidente dos canarinhos.

Cascais assumiu o compromisso público com os princípios da Agenda 2030 da ONU e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), através da elaboração de uma estratégia municipal que contribua para o cumprimento pleno dos mesmos, com impacto na competitividade do município, na qualidade de vida dos munícipes e na preservação dos recursos naturais. AQ

 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0