CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

European Innovation Academy. Jovens começam a criar em Cascais as suas startups

Em apenas três semanas, desde a ideia ao lançamento, estes jovens são desafiados a criar uma empresa inovadora.

O encontro de cinco centenas de jovens que participam na edição deste ano da European Innovation Academy (EIA),  em Cascais, com estudantes de 75 nacionalidades, 100 dos quais portugueses, para além de uma centena de startups e 90 oradores, marca o inicio deste programa internacional de empreendedorismo que visa transformar até 3 de agosto uma ideia de negócio numa startup viável.

“Vocês têm o poder de mudar as coisas, de inovar, de criar”, disse Marco Espinheira, diretor do Futuro da Câmara Municipal de Cascais, dando as boas vindas aos jovens que enchiam o Centro de Congressos do Estoril, na abertura da European Innovation Academy.

Para este responsável, as “soluções virão da nossa sociedade que só juntos podem construir. Cada um de nós tem que pensar na sociedade e como aquilo que fazemos a pode melhorar. Estamos a falar da nossa família, vizinhos e de todos os que aqui vivem. Todos eles devem contribuir para ser a solução, que pode tornar a nossa vida melhor. Nestas iniciativas, a competição é magnífica. Acreditem. A transformação é maravilhosa, mas temos que pensar na preparação, na comunicação e na participação da comunidade, para atingir um bem comum, como um todo”, acrescentou Marco Espinheira.

A edição deste ano European Innovation Academy está focada na inteligência artificial e conta com a participação de AIBO, o primeiro cão-robot a utilizar machine-learning, em todo o mundo, criado pela Sony.

O cão-robot representa a experiência dos jovens estudantes na European Innovation Academy, que continuamente crescem e mudam, moldando a sua personalidade, comportamento e conhecimento num ambiente único de crescimento empresarial.

Este programa único tem como principal objetivo fomentar o empreendedorismo junto de estudantes universitários, através da metodologia desenvolvida por representantes da Universidade de Berkeley, Universidade de Stanford e Google. A edição deste ano conta com a presença da maior delegação de sempre da Universidade de Berkeley, que trará cerca de 100 alunos para desenvolverem as suas ideias de projetos no nosso país.

Esta é a forma mais rápida, em todo o mundo, para se testar uma ideia de negócio, na medida em que no período de apenas três semanas os participantes seguem todos os passos para criarem a sua empresa – desde a ideia ao lançamento. Trata-se de uma experiência completa de como é lançar uma startup, ao longo de um programa que inclui diversas ferramentas de treino e competências para tornar os participantes em verdadeiros empreendedores.

O programa educativo divide-se entre sessões de mentoring e desenvolvimento de tarefas hands-on, onde os participantes têm a oportunidade de trabalhar em conjunto com profissionais e docentes de instituições de referência parceiras da iniciativa, com experiência comprovada em empreendedorismo, e que os guiam durante todo o programa.

O programa da European Innovation Academy é também criado com o objetivo de promover a interculturalidade. Os participantes começam com uma ideia de negócio e a primeira tarefa atribuída é a criação de uma equipa de cinco elementos, que não se conhece, mas que tem as competências necessárias para o desenvolvimento do projeto. As equipas contam com ajuda de especialistas altamente capacitados como mentores. AQ

Para mais informações sobre a ‘European Innovation Academy’ veja em http://inacademy.eu/portugal .

 

 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0