Está aqui
Exposição no Centro Cultural de Cascais marca 40º Aniversário da CERCICA

A instituição de solidariedade social CERCICA - Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados de Cascais - nasceu a 11 de Março de 1976, completando 40 anos em 2016. O seu surgimento veio dar resposta às necessidades educativas de crianças e jovens com deficiência intelectual e incapacidades que, nessa altura, viam comprometido o seu acesso à educação.
Ao longo dos anos, a CERCICA tem vindo a desenvolver atividades, que visam não só integrar na sociedade as pessoas com deficiência intelectual e/ou incapacidades, como potenciar a sua qualidade de vida e bem-estar. Muitas dessas atividades estão focadas na criatividade, como a produção de telas, pinturas e azulejos. Os quadros expostos no Centro Cultural de Cascais são disso exemplo.
Maria Cavaco Silva esteve presente na abertura da exposição e considerou que "os autores destes quadros são pessoas especiais no afecto que provocam, especiais porque fazem arte como esta, especiais porque têm o direito de exigir serem tratados como pessoas especiais, como todos nós". A antiga primeira dama tem uma longa relação com a CERCICA: «foi através de instituições como esta, que abri o meu olhar a este mundo. Todos perdemos muito se não o fizermos".
O presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, relembrou que "há 40 anos não havia resposta a estas necessidades. Os cidadãos de Cascais que criaram esta instituição nessa altura orgulham-nos muito. Através destes exemplos, transmitimos que a diferença é algo que devemos valorizar: não somos melhores ou piores, podemos somar por cima da diferença. Torna-nos mais tolerantes".
Na cerimónia, falou ainda Pedro Alarcão, presidente da CERCICA: "Encontramos a CERCICA nas livrarias do concelho, nos túneis do Tamariz, em exposições, instituições e empresas, através de alunos integrados com sucesso na sociedade. A inserção é o nosso objectivo principal. Mas temos consciência de que é uma obra inacabada - sempre assim será".
Com esta exposição, a CERCICA dá o mote para as comemorações que irão decorrer até 3 de Abril de 2016, dando início a um conjunto de iniciativas que irão desenvolver-se ao longo do ano.