CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Finalizada 11.ª edição “A Voz dos Jovens”

“Literacia Financeira” foi o tema do ano letivo 2024/2025

A 11.ª edição do projeto “A Voz dos Jovens” chegou ao seu final nesta segunda-feira, dia 19 de maio, com a realização do Fórum de encerramento, que decorreu na Casa das Histórias Paula Rego, em Cascais. O tema deste ano letivo 2024/2025 foi “Literacia Financeira” e culminou no Fórum de encerramento com a apresentação ao Executivo da Câmara Municipal de Cascais e aos presidentes das Juntas de Freguesia do concelho de três propostas de projetos destinados a contribuir para uma melhor educação financeira dos jovens de Cascais:

“Little Economists” – projeto que pretende ensinar aos jovens a gestão das suas finanças através de várias atividades, dividas por fases; “My CashCais” – criação de um site e outros meios informativos sobre literacia financeira para os jovens; e “Economia Inteligente” - jogo de tabuleiro sobre literacia financeira para os jovens.

Todas as propostas apresentadas foram validadas para avançar pelo Executivo. “É importante que nos atualizemos, e isso é feito ouvindo as vossas expectativas, os vossos objetivos e percebendo a vossa forma de viver. Desta maneira, estaremos preparados para tomar melhores decisões”, referiu Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, dirigindo-se aos jovens presentes neste 11.º Fórum de “A Voz dos Jovens”, projeto que, nesta edição, contou com a participação de 196 estudantes do ensino secundário, de 15 escolas públicas e privadas do concelho. Os estudantes prestaram homenagem a Carlos Carreiras, com um vídeo e um mural, símbolos da ajuda e impulso do autarca ao projeto desde a sua primeira edição em 2014. Em resposta, Carreiras reforçou: “Vocês são o presente e, por isso, devem ser exigentes e ambiciosos. Queremos ter uma juventude em Cascais com um grande sentido de cidadania”.

Nuno Piteira Lopes, vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais, fez questão de deixar a garantia de que “A Voz dos Jovens” é um “compromisso inabalável deste executivo para com todos os jovens de Cascais. E, por isso, é um projeto para continuar”. "Queremos jovens mais preparados para a vida adulta”, reforçou, Diana Vale, vereadora com o pelouro da Educação na Câmara Municipal de Cascais, lembrando que o "A Voz dos Jovens" "incentiva a participação e o debate de ideias, e contribui para o desenvolvimento de um conjunto de competências que são fundamentais no dia a dia. Obrigada aos professores e escolas envolvidas, pelo trabalho desenvolvido ao longo deste ano letivo".

“Cada ideia aqui partilhada contribui para um concelho mais justo, inclusivo e dinâmico”, sublinhou Salvador Rino, estudante participante na Voz dos Jovens. “Há cada vez mais jovens a perceberem que têm uma voz que merece ser ouvida”, acrescentou a sua colega Madalena Morgado. Convidado para o Fórum de encerramento, Pedro Andersson, jornalista e formador na área das finanças pessoais, elogiou o projeto, por tratar temáticas que serão importantes a curto prazo no futuro jovens e deixou o alerta: “o dinheiro deve ser uma fonte de soluções e não de problemas. Quanto mais cedo começarem a poupar e a investir o dinheiro, mais benefícios podem retirar disso no futuro”.

O projeto “A Voz dos Jovens” é promovido pela Câmara Municipal de Cascais, em articulação com as escolas públicas e privadas do concelho, a par com outros projetos criados para promover a participação e cidadania nas escolas (mais informações aqui).

Além de Carlos Carreiras, Nuno Piteira Lopes e Diana Vale, o Fórum de encerramento contou com a presença de Frederico Nunes, Francisco Kreye, Carla Nunes Semedo, e Alexandre Faria, vereadores da Câmara Municipal de Cascais, dos presidentes das Juntas de Freguesia do concelho de Cascais, Pedro Morais Soares (Cascais e Estoril), José Filipe Ribeiro (Alcabideche), Fernando Ferreira Marques (São Domingos de Rana), e Nuno Alves (Carcavelos e Parede), de representantes dos parceiros do projeto, Direção-Geral da Educação (DGE), Nova School of Law, Mentes Empreendedoras, Scholas Occurrentes, e DNA Cascais, e dos professores e alunos participantes nesta 11.ª edição de “A Voz dos Jovens”.

CMC | DG | NH | LB

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0