Está aqui
Finalizada 11.ª edição “A Voz dos Jovens”

A 11.ª edição do projeto “A Voz dos Jovens” chegou ao seu final nesta segunda-feira, dia 19 de maio, com a realização do Fórum de encerramento, que decorreu na Casa das Histórias Paula Rego, em Cascais. O tema deste ano letivo 2024/2025 foi “Literacia Financeira” e os jovens apresentaram, no Fórum, três propostas de projetos a serem desenvolvidos, com o objetivo de contribuir para uma melhor educação financeira dos jovens de Cascais.
“É importante que nos atualizemos, e isso é feito ouvindo as vossas expectativas, os vossos objetivos e percebendo a vossa forma de viver. Desta maneira, estaremos preparados para tomar melhores decisões”, referiu Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, dirigindo-se aos jovens presentes neste 11.º Fórum de “A Voz dos Jovens”, projeto que teve a participação de 196 estudantes do ensino secundário, provenientes de 15 escolas públicas e privadas do concelho de Cascais, nesta edição.
O Fórum de encerramento marcou a última fase do projeto, na qual três propostas foram apresentadas aos membros do Executivo da Câmara Municipal de Cascais e aos representantes de outros órgãos locais, como os presidentes das Juntas de Freguesia do concelho cascalense. “Little Economists” – projeto que pretende ensinar aos jovens a gestão das suas finanças através de várias atividades, dividas por fases; “My CashCais” – criação de um site e outros meios informativos sobre literacia financeira para os jovens; e “Economia Inteligente” - jogo de tabuleiro sobre literacia financeira para os jovens, foram as propostas apresentadas e validadas para avançar pelo Executivo cascalense.
“Cada ideia aqui partilhada contribui para um concelho mais justo, inclusivo e dinâmico”, sublinhou Salvador Rino, estudante participante na Voz dos Jovens. “Há cada vez mais jovens a perceberem que têm uma voz que merece ser ouvida”, acrescentou a sua colega Madalena Morgado. Já Diana Vale, vereadora com o pelouro da Educação na Câmara Municipal de Cascais, referiu que “este projeto incentiva a participação e o debate de ideias, e contribui para o desenvolvimento de um conjunto de competências que são fundamentais no dia a dia. Queremos jovens mais preparados para a vida adulta”. A vereadora aproveitou ainda para agradecer aos professores e escolas envolvidas, o trabalho desenvolvido ao longo deste ano letivo.
Este Fórum de encerramento teve como convidado Pedro Andersson, jornalista e formador na área das finanças pessoais, que alertou os jovens para o facto de que “o dinheiro deve ser uma fonte de soluções e não de problemas. Quanto mais cedo começarem a poupar e a investir o dinheiro, mais benefícios podem retirar disso no futuro”. O jornalista deixou ainda elogios ao projeto, por tratar temáticas que serão importantes a curto prazo no futuro jovens.
Já Nuno Piteira Lopes, vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais, fez questão de deixar a garantia de que “A Voz dos Jovens” é um “compromisso inabalável deste executivo para com todos os jovens de Cascais. E por isso, este é um projeto para continuar”.
No final do Fórum, os estudantes fizeram uma homenagem a Carlos Carreiras, através de um vídeo e de uma pintura, que disseram simbolizar toda a ajuda e impulso que o autarca cascalense deu ao projeto, desde a sua primeira edição em 2014. “Vocês são o presente e, por isso, devem ser exigentes e ambiciosos. Queremos ter uma juventude em Cascais com um grande sentido de cidadania”, referiu Carlos Carreiras.
O projeto “A Voz dos Jovens” é promovido pelo Departamento de Educação da Câmara Municipal de Cascais, nomeadamente pela Divisão de Planeamento e Gestão de Rede (DPGR), em articulação com as escolas públicas e privadas, através da direção e dos coordenadores do secundário ou professores nomeados pela direção.
Além de Carlos Carreiras, Nuno Piteira Lopes e Diana Vale, o Fórum de encerramento contou com a presença de Frederico Nunes, Francisco Kreye, Carla Nunes Semedo, e Alexandre Faria, vereadores da Câmara Municipal de Cascais, dos presidentes das Juntas de Freguesia do concelho de Cascais, Pedro Morais Soares (Cascais e Estoril), José Filipe Ribeiro (Alcabideche), Fernando Ferreira Marques (São Domingos de Rana), e Nuno Alves (Carcavelos e Parede), de representantes dos parceiros do projeto, Direção-Geral da Educação (DGE), Nova School of Law, Mentes Empreendedoras, Scholas Occurrentes, e DNA Cascais, e dos professores e alunos participantes nesta 11.ª edição de “A Voz dos Jovens”.
CMC | DG | NH | LB