CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Fórum da Juventude e Inovação: "A voz dos jovens é para ser ouvida e tida em conta"

O Secretário-Geral das Nações Unidas afirmou que "Este é o tempo para incluir os jovens nas decisões políticas"

Depois de 24 horas nonstop na Praia de Carcavelos para debaterem e apresentarem soluções práticas em relação à crise dos oceanos, 150 jovens dos cinco continentes e 30 nacionalidades, inspiraram líderes e governantes transnacionais, nacionais e locais, fazendo ouvir a sua voz e as suas soluções, ao mais alto nível.  

O Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, num discurso muito emotivo, começou por pedir desculpa às gerações mais jovens "pelas crises do oceano, da biodiversidade e do clima", pela "lentidão" da sua geração em admitir a gravidade destas três crises e "pelo tempo que estamos a demorar a tomar medidas para reverter esta situação dramática". 

Muito aplaudido pelos jovens presentes, António Guterres, elogiou a "profundidade e qualidade" das propostas trazidas por este jovens no âmbito da maratona na Praia de Carcavelos (INNOVATHON). "Este é o tempo para os líderes mundiais ouvirem e concretizarem as propostas dos jovens e deixa-los contribuir, efetivamente, para influenciarem as decisões políticas globais e locais", acrescentou o Secretário-Geral das Nações Unidas. 

Também presente no encerramento do Fórum da Juventude e Inovação que decorre em Carcavelos desde sexta-feira, o Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa quis destacar o papel de Cascais em matérias de ambiente, juventude e futuro:" Cascais mais uma vez foi excecional porque acolheu o futuro de todo o mundo, os jovens pelo oceano, em ligação com uma grande escola (Nova SBE), cumprindo a vocação deste concelho em que tudo o que é mundo, futuro, juventude está sempre à frente", referiu Marcelo Rebelo de Sousa. 

As propostas que sairam do INNOVATHON são agora avaliadas por um credenciado júri internacional que escolherão quais as que irão ser concretizadas, beneficiando para isso de apoio monetário e técnico para a sua implementação. 

"Este é o início de um processo de co-decisão e co-participação entre os líderes transnacionais, nacionais e locais e os jovens para resolver a crise dos oceanos", referiu a vereadora do Ambiente da Câmara Municipal de Cascais, Joana Balsemão. 

"Os jovens foram instigados a trazer a sua energia, criatividade e inovação e a olharem para questões que são realmente criticas relativo ao oceano e os governantes presentes em Carcavelos ouviram com muita atenção ie assumiram que querem fazer acontecer algo com base nestas ideias", garantiu Joana Balsemão, acrescentando, que hoje assistimos em Cascais a "um momento histórico entre os diversos níveis de governação e os jovens de todo o mundo em busca de soluções para a crise dos oceanos". 

Cascais desde já ofereceu o seu território para ser laboratório experimental na concretização das propostas que vão sair deste Fórum, mais, concretamente, da maratona de ideias que vai, contudo, continuar muito para além das 24 horas que coube aos jovens neste encontro. O INNOVATHON é o tão-só o início já que os Secretário-Geral das Nações Unidas garantiu que o seus técnicos irão analisar e ajudar a concretizar estes projetos. 

CMC | PL 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0