CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Freguesia de Alcabideche comemora 178 anos

Comemorações do aniversário da freguesia decorreram na noite do dia 22 de janeiro. Este ano, a Sessão Solene teve lugar no recém inaugurado auditório de São Vicente.
As comemorações do aniversário da Freguesia de Alcabideche começaram pelas 19h00 com Missa na Igreja Matriz de Alcabideche e prosseguiram com a Sessão Solene, às 22h00, no auditório de São Vicente.
Na Sessão Solene foi apresentado o filme “Restrospetiva 2018”, que mostrou o trabalho da freguesia ao longo do último ano, nas várias áreas. A Cerimónia contou ainda com os discursos do presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, do presidente da Junta de Freguesia de Alcabideche, José Filipe Ribeiro, e do presidente da Assembleia de Freguesia de Alcabideche, Rui Paulo Costa. 
 
Uma sessão onde foi recordado, em todos os discursos, o recente trágico incêndio no Parque Natural Sintra Cascais que, segundo Rui Paulo Costa, se não fosse a “visão acertada do município de Cascais, com a implementação de medidas de prevenção e gestão ambiental” as consequências teriam sido piores. O presidente da Assembleia de Freguesia de Alcabideche fez ainda questão de agradecer “a todas as forças e entidades que combateram o fogo de forma exemplar”.
Já o presidente da Junta de Freguesia de Alcabideche recordou o crescimento da freguesia “com mais e melhor apoio social e intervenção no espaço público, a par de muitas mais iniciativas de âmbito cultural, assim como a estreita ligação estabelecida com o movimento associativo da freguesia". Rui Filipe Ribeiro, aproveitou ainda esta Sessão Solene para lançar a nova assinatura de Alcabideche: “Juntos, criamos o futuro!”
 
Carlos Carreiras começou por “dar os parabéns à freguesia”, recordando que “Alcabideche, a par de São Domingos de Rana, são as duas freguesias mais antigas do concelho”, desde que as freguesias de Cascais e Estoril foram unidas. O presidente da autarquia recordou a iniciativa de alunos da freguesia no dia Internacional do Obrigado, onde as crianças fizeram questão de agradecer a todos os bombeiros o seu trabalho no combate ao incêndio de 6 de outubro e as cartas que enviou com palavras de agradecimento a todos os que estiveram envolvidos. Carlos Carreiras salientou que no 6 de outubro as consequências não foram mais graves “graças ao profissionalismo e grande competência dos nossos bombeiros e das nossas bombeiras, mas também da GNR, das forças de proteção civil, e até a polícia marítima” acrescentando que, “foi este conjunto de esforços que permitiu que tudo funcionasse em pleno” aliado ao facto do “nível de confiança elevado que há na nossa comunidade.” 
 
De seguida, foram entregues as medalhas de Honra e Mérito da Freguesia Alcabideche à Associação Portuguesa dos Profissionais dos Casinos pela sua autuação na área da Ação Social; a Fernando Teixeira Lopes, ao Sargento Rodrigues e a André André por Serviços Distintos prestados à freguesia; a Vitor Manuel Carvalho e a Pilar Santos por mérito Desportivo e a Diana Vieira na área da Cultura.
 
Em 1841, com o crescimento de Cascais para fora das muralhas do castelo justificou-se a criação da Junta da Paróquia de São Vicente de Alcabideche. A partir de então, a Junta passou a tomar decisões de caráter administrativo local, como por exemplo, a criação de novas escolas, obras na igreja, fonte e lavadouro público e censos da população. Segundo os primeiros dados do Censo Paroquial da freguesia, em 1843, viviam em Alcabideche um total de 1980 habitantes. Nos últimos censos, realizados em 2011, a Freguesia de Alcabideche tinha 42162 habitantes. 
FMC
 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0