Está aqui
Já foi inaugurada a Exposição “Sob o Manto de Nossa Senhora - Coleção de Arte Russa em Portugal”

Em Portugal, há vários museus onde é possível encontrar exemplares de arte russa, de raiz bizantina, mas os principais núcleos são o legado de Ana Maria Pereira da Gama, no Museu Nacional Grão Vasco, em Viseu, e o legado Pedro Vieira da Fonseca, no Museu Condes de Castro Guimarães, em Cascais. Desta forma, a Fundação D. Luís I, a Câmara Municipal de Cascais realizaram uma parceria com a Santa Casa da Misericórdia para apresentar a exposição Sob o Manto de Nossa Senhora – Coleções de arte russa em Portugal, no Museu de São Roque, em Lisboa. A mostra é dedicada às imagens da Virgem Maria pertencentes a estas coleções.
A exposição Sob o Manto de Nossa Senhora – Coleções de Arte Russa em Portugal reflete a devoção e a fé de um povo que escolheu a arte dos ícones para dar a conhecer a importância que atribui à religião na sua vida quotidiana.
Na cerimónia de inauguração, a 21 de setembro, Carlos Carreiras, presidente da Câmara recordou que “a divulgação dos ícones russos tem vindo a ser uma aposta da Câmara Municipal de Cascais e da Fundação D. Luís I desde há uns anos,” dado que, além do legado patente no museu municipal também “foi criado o Centro de Arte e Cultura Russa com o objetivo de desenvolver o estudo, a conservação e a divulgação da arte e cultura russa em museus e coleções particulares em Portugal” salientou o autarca.
Carlos Carreiras afirmou ainda que espera que esta parceria “venha a ser o início de uma parceria cada vez mais proveitosa,” acrescentando que “para a Câmara Municipal de Cascais e para a Fundação D. Luís I é um enorme orgulho e honra poderem integrar a organização desta exposição de obras ímpares de grandes pintores iconográficos no Museu de São Roque, em Lisboa”.
A exposição Sob o Manto de Nossa Senhora – Coleções de Arte Russa em Portugal pode ser visitada no Museu de São Roque, em Lisboa, até ao dia 24 de novembro.