Está aqui
Javier Noya garante vitória isolada e Filipe Azevedo leva Portugal ao pódio










O atleta espanhol, de 36 anos, completou o percurso de 1,9 quilómetros de natação, 90 de ciclismo e 21 de atletismo, que passou por Cascais, Oeiras, Lisboa e Sintra em 3:51.11, menos 4,32 minutos do que o gaulês Dylan Magnien e segundo classificado.
“ Foi muito bonito ganhar aqui com este cenário fantástico”, afirmou Javier Noya momentos após cortar a meta, confessando que está ligado “emocionalmente" a Cascais já que a sua primeira prova internacional foi no Estoril, em 2002.
Sobre as maiores dificuldades durante o circuito, Noya referiu os últimos quilómetros de bicicleta que “foram muito duros e com muito vento”, mas salientou o “apoio do público que foi espetacular que ajudou a superar os momentos difíceis, a seguir em frente e a supera-los”.
Filipe Azevedo foi o melhor português e conseguiu pintar o terceiro lugar do pódio com as cores nacionais, tendo ficado a pouco mais de cinco minutos do vencedor (3:56:48).
Já entre as atletas femininas, Emma Pallant, embora não tenha liderando desde o início, não demorou muito para que a atleta da Grã-Bretanha superasse as dificuldades iniciais, obtendo uma vitória dominante com o tempo de 4:18:21. A espanhola Ana Noguera (4:27:52) e a alemã Anna-Lena Pohl (4:36:41) compuseram o pódio, respetivamente no segundo e terceiro lugares.
Também a campeã Emma Pallant, ainda com a emoção à flor da pele, se mostrou radiante por ganhar “neste lugar tão surpreendente que é Cascais”, acrescentando que foi um “percurso muito desafiante e um bastante quente durante a corrida, mas com uma paisagem soberba”.