CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Jovens cascalenses recebem alunos da Sicília

No ano em que Cascais é Capital Europeia da Juventude, a importância dos intercâmbios entre escolas saí reforçada. É o caso do Agrupamento de Escolas Ibn Mucana que recebe alunos do Instituto Superior Archimedes, na Sicília, em Itália.

Desenvolver o sentido de cidadania ativa através da troca de experiências entre jovens dos dois países da Europa do Sul é o principal objetivo deste intercâmbio entre escolas. Os jovens vão ser envolvidos em projetos que envolve o debate de ideias acerca dos aspetos culturais próprios, não esquecendo a vertente do voluntariado em que o grupo de jovens italianos vai estar envolvido.

Os jovens participantes neste intercâmbio foram recebidos no Salão Nobre pelo presidente da Câmara de Cascais, Carlos Carreiras, e pela Comissária para a Capital Europeia da Juventude 2018, Catarina Marques Vieira. 

“Neste ano em que Cascais é a Capital da Juventude estamos a convocar todos os jovens europeus para serem os defensores dos valores que são comuns como a solidariedade e a tolerância e na defesa de grandes causas como sejam o combate aos efeitos das alterações climatéricas, o cumprimentos dos objetivos do desenvolvimento sustentável decretados pelas Nações Unidas ou o respeito pelas diferenças”, afirmou Carlos Carreiras na cerimónia de receção dos jovens. “São esses valores e causas que defendemos aqui em Cascais na construção de uma comunidade mais coesa e solidária e no combate ao radicalismo e populismo que grassa na Europa”, afirmou.     

Nessa mesma linha, Dalila Chumbinho, uma das professoras responsáveis pelo projeto, referiu também que “os jovens envolvidos nestes intercâmbios serão melhores cidadãos, mais ativos, conscientes e sensíveis ao mundo que os rodeia, assim como as respetivas famílias, já que cada aluno português já teve a oportunidade de ficar com uma família siciliana e agora recebem os alunos italianos”.

Todos os jovens italianos irão ter oportunidade de desenvolver atividades de índole cultural em Cascais, Lisboa, Sintra e Mafra, assim como diversos workshops de ciências, assistirem a aulas de alunos portugueses, atividades desportivas, entre outras.

“Cascais sendo Capital Europeia da Juventude tem muito para mostrar aos jovens que aqui nos visitam e é uma oportunidade para estes jovens italianos conhecerem o que é que é Cascais 2018”, sublinha Catarina Marques Vieira, referindo-se a este intercâmbio entre alunos do Agrupamento de escolas da Ibn Mucana e o Instituto Superior Archimedes que se iniciou em 2000.   

“Estamos muito satisfeitos que este intercâmbio decorra no período, no ano em que Cascais é Capital Europeia da Juventude. É fantástico porque nos permite partilhar os mesmos objetivos que Portugal, e em especial Cascais, estão a tentar demonstrar à Europa”, sublinha Concetta Calvo, uma das professoras italianas que participam neste intercâmbio.

Marcela Farias, uma das alunas portuguesas que já teve a oportunidade de ir à Sicília, aponta o enriquecimento cultural que este tipo de iniciativas proporciona: “ O facto de conhecermos pessoas novas e, sobretudo, o visitar outros países, permite-nos ter uma abertura maior em termos de mentalidade porque conhecemos outras culturas e outras formas de viver”.

 Maria Chiara Dell’Ali frequenta a escola secundária da Sicília e refere que Cascais é muito diferente “maior e mais cosmopolita”. Também para ela esta tem sido uma experiência muito enriquecedora: “ É uma iniciativa muito importante porque temos a oportunidade de entrar em contato com outra cultura e visitarmos esta bonita cidade”. PL 

 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0