CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Livros “Zero Desperdício” para mais de 5 000 alunos do concelho

A Câmara Municipal de Cascais (CMC) e a Associação DARiACORDAR apresentaram hoje, na Escola Básica Nº1 de Carcavelos, a coleção de livros “Zero Desperdício”, que pretende despertar os mais novos para o problema do desperdício alimentar.

“Acho que é errado deitar comida para o lixo. Mesmo que não gostemos, há meninos que não têm comida e podemos dar-lhes”. As palavras de António Teixeira, aluno do 4º ano da EB Nº1 de Carcavelos, revelam já a consciência de um tema que, segundo Frederico Pinho de Almeida, vereador da CMC, “faz todo o sentido incutirmos desde cedo. É importante que as crianças pratiquem [estes valores] e ensinem os pais, levando para casa esta mensagem. E nada melhor que estes livros”, a juntar ao “conjunto alargado de programas de saúde na escola” que a câmara já implementa.

“Somos o único concelho até à data que ofereceu um livro a cada aluno. Estamos a falar de mais de 5000 alunos do 1º ciclo em mais de 40 escolas, um investimento muito significativo, mas que vale a pena”, concluiu Frederico Pinho de Almeida.

Para o presidente da DARiACORDAR, António Costa Pereira, é importante que a luta contra o desperdício alimentar chegue a cada vez mais pessoas – a começar pelas crianças. “Esta iniciativa é desde o início uma das nossas grandes ambições, que é fazer chegar aos mais novos esta atitude de não desperdiçar refeições. Esta atitude não pode ser uma moda. Queremos que seja o futuro e que venha a ser parte da sociedade. Por isso queremos chegar aos mais novos, para eles melhorarem tudo isto”.

A coleção de livros “Zero Desperdício” faz parte do “Movimento Zero Desperdício”, dinamizado pela Associação DARiACORDAR e o qual a câmara de Cascais integra. Aproveitando alimentos de entidades como restaurantes e hotéis, uma rede de entidades parceiras em cada localidade distribuem-nos a quem deles necessita. “Estamos em 10 municípios de norte ao sul, e nos Açores, e queremos chegar a Portugal inteiro”, segundo António Costa Pereira. A luta contra esta problemática está cada vez mais presente na agenda mediática e política: o ano de 2016 foi declarado pela Assembleia da República o ano nacional de combate ao desperdício alimentar.

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0