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Manhã de cidadania na Escola Ibn Mucana

“Sabem quem foi o primeiro presidente da República portuguesa eleito democraticamente? E quais são as juntas de freguesia do concelho?” Perguntas que colheram de surpresa os alunos do curso de Humanidades que hoje encheram o Centro de Recursos Educativos para ouvir falar sobre Poder Local. Proferida por Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, a aula decorreu na Escola Básica e Secundária Ibn Mucana, em Alcabideche, que hoje viveu hoje uma verdadeira manhã de cidadania.
Frio e chuvoso o tempo não afetou um programa ambicioso para uma manhã plena de atividades ligadas à cidadania, participação cívica e poder local.
 
Sessão de participação pública OP Jovem
No refeitório 110 alunos do terceiro ciclo do Ensino Básico mostraram que sabem o que querem e apresentaram um total de 24 propostas, entre as quais a colocação de bancos e mesas de pedra no recreio para uma escola melhor e o alargamento das coberturas das paragens de autocarro, para mais conforto dos utilizadores dos transportes públicos. Tratou-se da terceira sessão de participação pública do OP Jovem Cascais, cuja fase piloto está a decorrer em quatro escolas do concelho. “É muito importante vocês estarem aqui”, referiu Carlos Carreiras, salientando que “o OP Jovem é uma forma de participarem e apresentarem sugestões para concretizar coisas que nós, políticos, não identificámos. É um ato de cidadania e a vossa atitude em quererem participar merece uma salva de palmas!”
 
Inauguração Ecoponto e Estufa
Baseado no Orçamento Participativo de Cascais, o OP Jovem coloca a ferramenta da cidadania participativa ao serviço dos mais novos aumentando a responsabilidade da autarquia na realização de projetos decididos pelos cidadãos. E foi precisamente mais um projeto decidido pelos cidadãos que Carlos Carreiras inaugurou durante a manhã: um novo ecoponto e uma estufa de apoio ao laboratório de ciências da escola contruído de raiz no âmbito do OP Cascais.
 
“Este ecoponto e os equipamentos de compactação que adquirimos no âmbito do OP permitiram-nos aumentar a capacidade de recolha, diminuir as viagens para entrega dos matérias recicláveis e aumentar o valor que nos pagam por tonelada”, explicou José Batalha, pai e presidente da Rede Solidária Ibn Mucana, Instituição Particular de Solidariedade Social que com a recolha de papel, cartão, plástico e tampinhas, conseguiu, em 2016, cerca de oito mil, euros para apoiar alunos mais fragilizados do Agrupamento Ibn Mucana. 
 
Aula de ciências
No laboratório de ciências o presidente da Câmara teve a oportunidade de ver outro projeto OP Cascais em funcionamento. Alunos do primeiro ciclo do Ensino Básico participaram numa experiência promovida pelos colegas do 10.º ano para descobrir qual o sumo que tem mais vitamina C: O de pacote, de limão, laranja ou ananás? “Descobrimos que o sumo com mais vitamina C é o de laranja e que os sumos de garrafa dizem ter vitamina C, mas não têm…”, confessaram os mais pequenos. Por outro lado, aprenderam também que a vitamina C faz bem aos ossos e dentes…
 
Aula de Poder Local
A finalizar a manhã, Carlos Carreiras, deu uma aula sobre Poder Local.  “Em 40 anos de Poder Local muita coisa mudou desde o 25 de Abril”, referiu Carlos Carreiras, partilhando com as várias dezenas de alunos presentes “é preciso adotar uma democracia mais colaborativa” em que os cidadãos se revejam mais ações que são tomadas. “Nós aqui em Cascais temos uma abstenção muito grande. Isto não é bom para a democracia e não me orgulho disso”, referiu o presidente da Câmara Municipal de Cascais, perante uma audiência que demonstrou alguma falta de conhecimento no que aos órgãos de Poder Local diz respeito.
 
“Faz-nos falta ter aulas sobre Ciência Política. Em 12 anos de escolaridade só tive uma professora que nos estimulou a saber mais sobre política”, referiu Trasila, aluna do 12.º ano.
Carlos Carreiras surpreendeu-se quando, nas questões colocadas à audiência, os jovens responderam que não sabem como participar mais na política: “há aqui muito trabalho a fazer! Vocês podem participar nos partidos ou fora deles, nas Associações, por exemplo”. Por outro lado, o presidente da Câmara Municipal, obteve na sala a confirmação de que a democracia participativa está a deixar marcas na nova geração. Entre os presentes, a maioria referiu ter já votado mais no Orçamento Participativo do que para eleger a Associação de Estudantes. 
Para a professora de História, Luísa Correia, que dinamizou a realização desta sessão, no âmbito da celebração dos 40 anos do Poder Local, este será “um exercício de cidadania a repetir. É importante trazer para a escola a prática e a realidade”. 
 
Carlos Carreiras saiu da sessão com o sentimento de dever cumprido: “é importante que os jovens percebam que ser autarca é ter uma grande proximidade com os cidadãos: estamos próximos dos problemas, mas também mais próximos das oportunidades para os resolver!”
 

Cascais Digital

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