CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Marchas Populares em Cascais 2023

O tema das ‘Flores e Jardins’ fez sucesso no Hipódromo

Já é conhecida a tradição cascalense de ver as Marchas Populares cantar e encantar todos os presentes. Este ano, esta tradição teve uma nova casa, o Hipódromo Manuel Possolo, mas a festa e a animação continuaram iguais a si mesmas.

Sob o tema das Flores e Jardins de Cascais, 19 marchas das quatro freguesias do concelho desfilaram desde a Baía de Cascais, passaram a Cidadela e entraram no Hipódromo, estreando um novo palco que acolheu de forma sublime a festa dos cascalenses. Nas cerca de cinco horas de espetáculo, que mobilizaram mais de 250 pares de marchantes e cerca de 1200 envolvidos, não faltou cor, brilhantes, arcos, acessórios de todos os tipos e até bicicletas!

Perante centenas de pessoas, Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, desejou uma noite divertida a todos, falando sobre a aposta num novo espaço. “Pelo que já se pode ver, foi uma aposta que está ganha. O Hipódromo está cheio e os marchantes têm muito melhores condições para marcharem”, justifica, acrescentando que “Cascais responde sempre e de uma forma muito positiva”.

Às 18h, junto à Baía, as Marchas começaram a alinhar e a organizar-se para iniciar o seu desfile. Com muita expectativa, estavam essencialmente animados por começar as suas apresentações e mostrar a todos a preparação dos últimos meses. Os mais novos admitiam algum nervosismo. “É a minha primeira vez a dançar!”, contou a Leonor, da marcha da Associação de Moradores da Atrozela. “Espero que corra bem a toda a gente”, desejou o Gonçalo, da marcha da Sociedade de Instrução e Recreio de Janes e Malveira. “Quero entrar no Hipódromo e ver a minha marcha a brilhar!”, disse a Luz, da marcha da Sociedade Musical de Cascais.

E assim foi. De sorrisos postos na cara, passo acertado e vozes afinadas, as Marchas brilharam nesta noite de 10 de junho, recheando o serão de boa disposição e muito bailarico. Terminadas as apresentações, tiram-se as teimas. “Acho que correu muito bem! Os colegas todos estiveram todos muito bem e as meninas estiveram lindas como sempre”, partilhou Filipe, da marcha da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Cascais.

O ponto alto? Todos concordam. “É o convívio com esta gente toda!”, “É a festa, não só da nossa marcha, mas de todas as marchas de Cascais”, partilharam os participantes. É este, referem, o verdadeiro espírito marchante.

O dia 10 de junho chegou ao fim, com muito trabalho, dança e felicidade, mas as Marchas não param por aqui. Dia 11 de junho, apresentam-se em Talaíde, seguidas pela apresentação dia 12 em Tires. No fim de semana seguinte, dia 17, apresentam-se em Alcabideche e no dia 23 em Manique, seguida da Malveira da Serra no dia 24 e pela apresentação em Carcavelos no dia 24 de junho.

Não perca, porque a Marcha é linda!
Saiba mais sobre a Semana do Município aqui.

CMC | AL | DCG | NH | MC | PS

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0