Está aqui
Margarida Salvador ganha Prémio Paula Rego










Paula Rego não esteve presente, por motivos de saúde, mas não quis deixar de ser ela própria a anunciar o vencedor. E fê-lo para uma casa cheia através de um vídeo realizado pelo filho Nick Willing. A artista considerou o desenho de Margarida Salvador é muito bonito. O desenho reflete o momento em que uma rapariga recebe como presente um soutien, quando ainda não é altura para o usar.
A distinção foi entregue por Nick Willing, pelo presidente da Câmara de Cascais , Carlos Carreiras, e pelo presidente da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, Vitor dos Reis. Na cerimónia, Carlos Carreiras destacou o momento importante para todos os 61 alunos que concorreram a este prémio, realçando que em “Cascais temos uma ambição. Queremos ser o melhor lugar para pintar um quadro ou escrever um livro. Gostamos muito de receber comunidades criativas”.
Nick Willing destacou a importância do desenho para Paula Rego: “Para a mãe, o desenho é muito importante. Ela escolhe a história. Começa a desenhar e o desenho transforma a história. O desenho transforma a cabeça dela”.
A obra de Margarida Lestra Salvador vai agora, segundo Nick Willing, para uma parede onde Paula Rego tem também obras de artistas como Goya e Picasso.
“Passei o dia a dizer que era impossível”, disse Margarida Lestra Salvador, destacando estar “honrada ser reconhecida por ser uma artista que muito respeita e tem uma enorme admiração”.
A entrega do Prémio Paula Rego integrou o FIC - Festival Internacional de Cultura, que dedicou a tarde de domingo a Paula Rego. Antes da entrega do p´remio, esteve em debate “Eça de Queiroz e Charlotte Brontë na obra de Paula Rego”, que contou com as intervenções de Isabel Pires de Lima e Mário Avelar.
Saiba mais sobre o Prémio Paula Rego.