CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Mediação Intercultural | “Em Cascais não há estrangeiros, há munícipes”

Promover a integração de quem chega ao concelho em diferentes áreas através de um acompanhamento personalizado é o objetivo do Serviço de Mediação Municipal Intercultural de Cascais. Neste Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento, Cascais apresenta esta nova valência, após uma fase-piloto em que já tornou possível acompanhar 52 pessoas.

“Em Cascais não há estrangeiros, há munícipes”. A afirmação, de Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, espelha a preocupação do município na integração de quem procura no concelho novas oportunidades de vida, ou um local para tirar partido do trabalho de uma vida inteira.

A visão do Município é a de “olhar para as comunidades imigrantes e estrangeiras que residem em Cascais enquanto potencialidade de desenvolvimento e riqueza do município”, esclarece Frederico Pinho de Almeida, vereador na Câmara Municipal de Cascais, acrescentando que “a Câmara Municipal de Cascais tem vindo a inovar no âmbito das políticas de integração de imigrantes, tentando assegurar condições para que todas as pessoas se sintam de igual forma membros de uma comunidade, se sintam membros de um todo e que, acima de tudo, possam ser felizes”.

Promovida nas diversas áreas - cultural, social, educativa, judicial, da saúde – esta integração traduz-se, muitas vezes, no apoio da resolução de questões burocráticas ou linguístico-culturais. Para garantir tal apoio, a Câmara Municipal de Cascais avançou, em setembro de 2018, para a criação do Serviço de Mediação Municipal Intercultural (MMI) que hoje apresenta publicamente e que veio assegurar direitos e deveres dos residentes estrangeiros, facilitar o seu acesso aos serviços e promover uma interação positiva entre diferentes comunidades. O objetivo é fomentar a participação dos munícipes estrangeiros, sendo que o serviço acompanha atualmente 52 pessoas na sua maioria de nacionalidade brasileira e guineense.

E o resultado é positivo, a avaliar, por exemplo, pelo testemunho de um munícipe de origem guineense que já usufruíu deste serviço: “É a primeira vez que imigro. Venho de um país onde não existe este tipo de procedimento. Sem a equipa de mediação seria muito mais complicado tratar da legalização. Nunca fui tratar de algo assim e sozinho seria muito mais complicado. Eu tento expressar-me mas tenho dificuldade em construir um discurso mais elaborado e com o mediador que fala a minha língua, fica muito mais fácil. O apoio tem sido ao nível da legalização e acesso à educação.”

Diretamente, ou em conjunto com outros parceiros, este acompanhamento já ajudou a promover a articulação com 10 entidades e projetos de intervenção social, facilitando o acolhimento e integração de imigrantes, com particular enfoque na regularização da situação e permanência em Portugal, no acesso à saúde, educação e habitação, na mediação de diferentes serviços como embaixadas e consulados e na tradução e interpretação linguístico-cultural. 

Residentes de 123 nacionalidades

Residem no concelho de Cascais 21.501 pessoas de 123 nacionalidades, o que representa aproximadamente 10% da população do concelho (211.714, dados Censos 2017). 

TOP 10: Brasil (24%), Reino Unido (6%), Cabo Verde, Roménia, Ucrânia e Itália (em que cada uma representa 5% da população concelhia), e ainda França, Espanha, China e Guiné Bissau (cada uma representando 4%) (dados SEF – Serviço de Estrangeiros e Fronteiras de 2017).

Onde encontrar o MMI?

Contacto direto mmi@cm-cascais.pt ou telefone 21 481 52 47

Mediante solicitação junto de qualquer instituição a operar no concelho, seja ou não parceira da Rede Social de Cascais, junto do Departamento de Ação Social, a funcionar na Av. Adelino Amaro da Costa, 189, loja 1 (horário: 9h00-13h00 e 14h00-17h00), nas Lojas Cascais (Cascais, Tires e CascaiShopping), nos Gabinetes Mais Perto (que funcionam dentro de diversos bairros). 

Sugerimos também

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0