CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Mercado da Língua Portuguesa regressa este fim de semana

O Mercado da Vila é o cenário para a celebração da lusofonia

A 4ª edição do Mercado da Língua Portuguesa está de volta ao Mercado da Vila este fim de semana (27, 28 e 29 de maio). Som, cheiros e sabores da diáspora portuguesa pelo mundo que pode apreciar nesta festa da lusofonia.

Este evento multicultural conta com doze países onde se fala ou falou português, como Angola, Brasil,Cabo Verde, Galiza, Goa, Guiné-Bissau,Macau, Malaca,Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. O Mercado, que abriu esta sexta-feira, terá bancas de artesanato, gastronomia e bebidas dos diferentes países: vai desde as cachupas às caipirinhas. A programação inclui ainda muita música, bem como aulas e demonstrações numa homenagem à união das várias culturas pelo mundo. Uma viagem gastronómica e musical, complementada pela oferta de artesanato de todos os continentes. São mais de 40 bancas de artesanato e gastronomia, 12 músicos, aulas diversas – zumba, fado bailado, yoga – tertúlia literária, entre muitas outras atividades previstas para a edição deste ano.

"Depois de dois anos de pandemia estamos aqui novamente a celebrar o Mercado da Língua Portuguesa. Cascais, em parceria com a UCCLA, tem sido um parceiro fundamental para unir estes países e festejar a lusofonia que reforça o papel de Cascais como um espaço aberto a todas as nacionalidades e em especial os que falam a língua portuguesa", referiu Francisco Kreye, vereador da Câmara de Cascais com o pelouro das Relações Internacionais. 

A música de Angola deu o pontapé de saída e marcou a abertura do mercado esta sexta-feira. Ao longo da noite haverá mais música, petiscos e bebidas e o programa fechará pelas 22 horas. Nos dias 28 e 29 de maio, o Mercado da Língua Portuguesa começará pelas 11 horas e, durante todo o dia, haverá múltiplas atividades.

No sábado, logo às lida manhã,o Mercado vai receber uma demonstração de tai-chi e kungfu, de Macau, seguindo-se uma aula de zumba, um concerto dos Dadá di Bia e as Freirianas Guerreiras (Cabo Verde). Haverá ainda uma aula de fado bailado, o concerto do angolano Dino de Vidas, uma exibição de fado bailado e os concertos do galego Xavier Mugardos e do grupo português Blues e OutrosTons.

No dia 29 de maio, domingo, durante a tarde, a Cultura falará mais alto, com a apresentação do vencedor do Prémio de Revelação Literária UCCLA-CMLISBOA e uma Tertúlia Literária subordinada ao tema “Comunicar em português, uma forma de união”, com moderação do jornalista Nicolau Santos. Esta tertúlia vai contar com a presença dos escritores Jacinto Lucas Pires (Portugal),Edgar Valles(Goa), Conceição Queiroz (Moçambique), Rui Calisto (Brasil), Olinda Beja (São Tomé e Príncipe),entre outros.Treze escritores com obras publicadas, de doze nacionalidades diferentes, vão ser divididos em dois painéis para discutir o tema Comunicar em Português.Presentes também as regiões onde já se falou português e que historicamente estão muito ligadas a nós, como a Galiza. Portugal repete-se no painel porque o mirandês também é uma língua oficial portuguesa.

Ainda no domingo à tarde, o vencedor do Prémio Revelação Literária UCCLA/CM Lisboa, o brasileiro Alexandre Siloto Assine,irá apresentar o seu livro de poesia Caligrafia, sendo igualmente aberta a próxima edição deste concurso,cuja sétima edição teve 281 candidaturas de 15 países lusófonos, bem como obras vindas da Ásia (Japão),África, América (Canadá e EUA) e Europa (Suécia, Suíça e Eslovénia).O objetivo deste prémio é estimular e divulgar textos, desde ficção à poesia na língua portuguesa da autoria de escritores que nunca tenham tido obra publicada.

Neste último dia de Mercado,está ainda agendada uma aula de ioga (Goa), o concerto de Duo A Outra Banda de Macau, a atuação da portuguesa Maria Mirra. O evento termina com o concerto da brasileira CarlaVisi. A música do Brasil fechará, assim, esta 4.ª edição do Mercado da Língua Portuguesa, pelas 19 horas. 

O evento é organizado pela UCCLA - União das Cidades Capitais Luso-Afro-Américo-Asiática e tem ocorrido anualmente em Cascais. Desde a primeira edição que conta com o apoio da Câmara Municipal de Cascais. Um evento que preza a promoção, divulgação e aproximação das diversas culturas dos países de língua portuguesa.

A adesão do Município de Cascais à União das Cidades Capitais Luso-Afro-Américo-Asiáticas - UCCLA foi aprovada na Reunião de Câmara de 28 de maio de 2012 e é vice-presidente da Comissão Executiva desde 2015.

Consulte o programa aqui

PL | LB | PR | CMC

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0