CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Natureza, lazer e bem-estar no novo Trilho das Vinhas

A natureza está, agora, mais perto do centro da Vila de Cascais. A primeira fase da recuperação do Trilho da Ribeira das Vinhas está concluída, ligando Alvide a Cascais, junto ao Mercado da Vila e as localidades adjacentes (Bairro Santana, Cobre, Varandas de Cascais, Fontainhas, Outeiro da Vela e Bairro de São José). O novo espaço foi inaugurado no domingo, 27 de agosto.

“O caminho é muito fácil de fazer. É ótimo para vir com os miúdos. O espaço e o caminho foram muito bem aproveitados”, salientou Mónica Pereira depois de um passeio matinal em família pelo novo Trilho da Ribeira das Vinhas. “Parecía que estávamos num Cascais diferente, mais rural”, destacou Elequicina Dores, a mãe de Mónica, destacando que “foi fantástico… a paisagem, as cabrinhas no alto da montanha, os marmelos, as nozes”.

Com um investimento da Câmara de Cascais de 375.000€, o projeto implicou a renovação do antigo trilho, com uma extensão de 3 km pedonal e ciclável, e a limpeza de 10 hectares de terrenos, o que reduz a probabilidade de cheias.

“Era uma aspiração muito antiga, ao mesmo tempo foi a possibilidade de valorizamos um património que temos. É poder ter um parque natural a entrar dentro da Vila de Cascais”, salientou o presidente da Câmara de Cascais durante a inauguração do espaço. Carlos Carreiras acrescentou: “Renaturalizar a própria ribeira no sentido de mitigar os riscos de cheias. Saíram daqui 35 toneladas de lixo”.

Numa segunda fase, “há todo um arranjo paisagístico que tem de ser feito junto ao mercado [Mercado da Vila]. A grande ambição é levar todo o trilho até ao Campo Base Pedra Amarela, portanto até ao cume da serra”, conclui o presidente da Câmara.

Sendo também uma infraestrutura turística, o novo trilho da Ribeira das Vinhas servirá cerca de 20 mil pessoas nas freguesias de Cascais – Estoril e Alcabideche. É assim um espaço de lazer singular para passeios em família e contemplação da natureza.

“Estamos a falar de um corredor com valências ecológicas associadas, nomeadamente uma galeria ripícola, ou seja, temos espécies características que vivem na beira da ribeira, que conseguem fazer desfragmentação do coberto florestal”, adianta Luís Capão. O administrador da Cascais Ambiente refere ainda que “este projeto teve como grande base as alterações climáticas. Os incêndios e as cheias, provocadas pelas chuvas intensas, são fenómenos relacionados com alterações climáticas.”

O novo Trilho da Ribeira das Vinhas renova a capacidade de drenagem da ribeira e valoriza toda a biodiversidade existente. Contribui também para a mobilidade suave, promovendo a circulação pedonal e ciclável ao invés do automóvel para as deslocações ao centro da Vila.

O projeto consistiu ainda num estudo histórico para recuperação segundo a identidade do local e articulação com o serviço de proteção civil para reduzir o risco associado a cheias.

Depois de um passeio pelo novo trilho, Maria Manuela, moradora na Rebelva, disse com uma boa disposição contagiante estar “encantada”. “Sou alentejana e gosto de paisagens profundas. Portanto, estou encantada por encontrar um local assim em Cascais. Fiquei deliciada com os passeios aqui pelas hortas”. Por sua vez, Carlos Rego também ficou “surpreendido porque, de facto, foi um rico aproveitamento do espaço”.

Durante a inauguração, Umbelina Martinho emocionou-se. Moradora na zona, a sua casa foi afetada pelas grandes cheias que ocorreram em Cascais, em 1982 .

A valorização ambiental de todo o vale da ribeira irá agora prosseguir com a renaturalização das margens e galeria ripícola e a reflorestação ao longo dos socalcos existentes para preservação dos taludes. É um conjunto de ações onde se pretende o envolvimento voluntário dos cidadãos na proteção do Património Natural do concelho.

 

 

 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0