CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

O mar começa aqui | Atenção ao que atira para o chão

Sabia que qualquer lixo colocado nas sarjetas acaba quase sempre no mar?

Nos próximos dias a sua consciência ambiental vai ser (mais uma vez) colocada à prova.

Ninguém vai ficar indiferente à campanha “O Mar começa aqui” que está já nas ruas a sensibilizar a população para não atirar resíduos de qualquer natureza para as sarjetas.

É que qualquer lixo ali colocado acaba quase sempre no mar poluindo o que queremos salvaguardar.

Sabia que tudo o que acaba no chão é levado – por ação da chuva, vento ou lavagens - para uma sarjeta ou sumidouro? Sabia que esse é o caminho mais rápido para poluir o mar? 

Poucas pessoas se apercebem, mas as sarjetas e sumidouros, criadas para canalizar as águas da chuva impedindo alagamentos nas zonas urbanas, estão ligadas a uma rede pluvial que drena diretamente para as ribeiras e daí para o mar.

É o caso das beatas, papéis e águas de diversos tipos de lavagens, contendo detergentes e até resíduos provenientes de obras, como tintas e solventes. Há mesmo quem acredite que, ao deitar estes resíduos nas sarjetas está a limpar a via pública. Mas não. Está a poluir o mar.

O correto será deitar os resíduos nos locais apropriados como esgoto (águas de lavagens) e caixotes de lixo, reciclando sempre que possível os papéis, garrafas, embalagens de plástico, tampas, beatas, etc.

Para chamar a atenção e mitigar os efeitos desta fonte de poluição arranca agora a campanha “O Mar Começa Aqui”, que visa a preservação da qualidade ambiental do concelho de Cascais, a qualidade das praias e a qualidade das águas balneares em particular.

A partir desta Semana do Ambiente – com especial enfoque no dia 22/03, Dia Mundial da Água – cerca de 500 sumidouros e sarjetas em todo o concelho vão “falar” com os cidadãos, sensibilizando-os para não deitar lixo ou águas sujas para o seu interior. Ninguém vai ficar indiferente!

Saiba mais aqui!

 

Sugerimos também

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0