CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Blue Week: Cascais recebe World Ocean Summit

Cascais associa-se à Semana Azul (Blue Week), ponto de encontro de todos os que se interessam pelo mar, seja na vertente empresarial, reflexão estratégica ou discussão política. A Blue Week decorre de 3 a 6 de junho entre Lisboa e Cascais, município onde se irão realizar, já a partir de 25 de maio, várias iniciativas ligadas aos oceanos.
Apostado no desenvolvimento estratégico da economia do mar, Cascais promove várias iniciativas que visam debater e desenvolver os assuntos ligados ao mar. Os pontos altos serão as conferências “World Ocean Summit”, organizada pela revista britânica “The Economist”, e o congresso “Para que queremos tanto mar?”, promovido pelo Jornal da Economia do Mar. 
Destaque ainda para a campanha oceanográfica no âmbito do Projeto M@rBis, que consiste na caraterização da biodiversidade marinha da zona Lisboa-Oeiras-Cascais, até ao Cabo da Roca.
As comemorações ligadas ao mar estendem-se até dia 5 de julho com atividades tão diversas como a comemoração do 10.º aniversário do Programa Praia Saudável, a prova Swim Challenge de natação em águas abertas, a realização de uma exposição de fotografia “As Praias de Cascais: ontem e hoje” e do concurso/exposição ArteMar Estoril, ambos no Paredão Cascais-Estoril e ainda o Ocean Film Festival, festival de cinema a decorrer no Centro Cultural de Cascais. 
 
Programa:
Marbis – 25 de maio a 5 de junho | Cascais
A Campanha EMEPC – Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental/M@rBis2015 | Decorre entre os dias 25 de maio e 5 de junho. O principal objetivo é caracterizar a biodiversidade marinha da zona Lisboa-Oeiras-Cascais, até ao Cabo da Roca.
 
10 anos Programa Praia Saudável - 27 de maio | 11h00 | Praia do Tamariz, Estoril
Organizado pela Fundação Vodafone e ISN esta é uma cerimónia de celebração dos 10 anos do programa Praia Saudável, na praia do Tamariz, uma vez que foi neste local que o programa foi lançado, em maio de 2005.
 
 . “Surf Salva” – Lançamento edição 2015 – Praia de Carcavelos
A iniciativa “Surf Salva” surgiu para colmatar alguns problemas de vigilância e salvamento marítimo. Já realizou 32 formações a mais de 1100 pessoas que adquiriram conhecimentos teóricos e práticos de salvamento e aplicação do suporte básico de vida. O sucesso da 1ªedição, permitiu a presença nas praias de mais de 1.000 praticantes de surf, bodyboard e outros desportos aquáticos aptos a ajudar a salvar vidas. O ISN e o Lidl Portugal renovaram a parceria ‘‘Surf Salva’’ em 2015.
 
Congresso Jornal Economia do Mar – 2 de junho | Museu Paula Rego, Cascais
Sob o tema “Para que queremos tanto mar”, a primeira grande conferência do Jornal da Economia do Mar em parceria com a Câmara Municipal de Cascais reúne vários oradores que apresentarão as suas ideias num curto período seguindo-se um curto debate.
 
Exposição de Fotografia no Passeio Marítimo – 3 de junho | 10h30  
A exposição “As Praias de Cascais: ontem e hoje” pretende mostrar a evolução das praias do concelho nos últimos 100 anos, através da comparação entre fotografias do início do século XX e fotografias atuais no seguimento de um trabalho efetuado pela Faculdade de Ciências da Universidade De Lisboa e pela Agência Portuguesa Do Ambiente. https://www.youtube.com/watch?v=RQDZxk1Wk5I
 
Conferência “The Economist” – World Ocean Summit – 3 a 5 de junho | The Oitavos
Organizada pela revista “The Economist” esta conferência permite uma discussão conjunta para repensar o futuro da economia sustentável do oceano.
 
. ArteMar Estoril- 4 de junho a 5 de julho
Organizado pela Fundação D. Luis I e Cascais Ambiente este concurso distingue obras de arte elaboradas com materiais reciclados, reutilizados e/ou recicláveis retirados do mar ou que representem este elemento natural.
 
Ocean Film Festival – 5 e 6 de junho | Centro Cultural de Cascais
O “Ocean in Motion Film Festival” proporciona três noites de cinema, cujos filmes refletem os segredos do oceano.
Vídeo de promoção:  http://bit.ly/OceanInMotionPortugal1
 
Swim Challenge Cascais – 7 de junho | Entre a praia do Tamariz, Estoril, e Praia da Duquesa, Cascais.
O Swim Challenge, prova de natação de águas abertas que este ano integra a World Open Water Swimming Series (WOWSS), e a Ocean Recovery Alliance juntam-se este ano para nadar na mais bela baía do mundo contra a poluição, na luta por oceanos mais limpos.
 
Congresso “Plasticity” – 8 a 9 de junho | Pousada de Cascais Cidadela Historic Hotel & Art District
O fórum irá reunir líderes empresariais globais e especialistas para apresentar soluções inovadoras para resolver o problema da crescente poluição de plástico e lixo marinho. http://www.plasticityforum.com/
 
 
Mais informações sobre a Blue Week: http://www.blueweek.pt/

Sugerimos também

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0