Está aqui
O melhor arranque de João Sousa

Para este passo de gigante, o que acontece pela primeira vez em quatro edições da prova no Clube de Ténis do Estoril, João Sousa afastou esta tarde nos quartos-de-final o nº 1 inglês Kyle Edmund, de 23 anos e nº 23 na lista ATP, por 6-3, 1-6 e 6-0, dando uma sensação de pujança e confiança que deixa antever boas indicações para a meia-final no sábado, a partir das 15 horas, no campo central, frente ao gregpo Stefanos Tsitipas, de 19 anos e nº 44 mundial.
É o melhor arranque de temporada de sempre para João Sousa, de 29 anos e nº 64 mundial, que há um menos de um mês também chegou às meias-finais em Marraquexe. E a vitória frente a Kyle Edmund é o seu melhor registo em torneios em Portugal.
Aguerrido e lutando a cada ponto, João Sousa acrescentou a estes predicados uma calma para em situações adversas mostrar-se humilde, sabendo que tinha soluções para derrotar o adversário.
Foi dos tais jogos que também foram ganhos com a cabeça, respeitando as regras básicas do ténis: controlar o jogo e manter o oponente sob pressão.
O duelo com Tsitsipas, que entrou esta temporada no top 50 mundial, pode ser encarado como um confronto de gerações. Quando o grego nasceu João Sousa tinha 9 anos e praticava ténis há dois anos em Guimarães ao mesmo tempo que jogava futebol nos Sandinenses. Amanhã vão medir forças pela primeira vez e a sorte pode acompanhar o português rumo à final do Millennium Estoril Open, repetindo o feito de Frederico Gil em 2010, no Jamor.
Texto de Norberto Santos
Foto de João Lamares