CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Observatório para o Futuro da Humanidade já tem sede em Cascais

A Casa de Santa Maria irá acolher o Observatório que reúne mentores de todo o mundo

O Observatório para o Futuro da Humanidade reúne mentores de todo o mundo em diversos campos como a Ciência, a Filosofia, a Arte para refletirem sobre as necessidades futuras da humanidade. Iniciado em 2019, é um projeto criado, dirigido e com curadoria de Emanuel Dimas de Melo Pimenta, integrado no Projeto HERA, criado e dirigido por Marianela Mirpuri.

Em maio de 2021 foi assinado um protocolo entre a autarquia e a Hera-International Women’s Association para sedear em Cascais o Observatório (veja a notícia aqui ) e a partir desta quinta-feira, 25 de novembro, o projeto já tem a sua sede na emblemática Casa de Santa Maria.

Mais uma vez Cascais e, mais concretamente, a Casa de Santa Maria afirma-se por acolher um conjunto de organizações que atuam em áreas fundamentais. O Observatório para o Futuro da Humanidade junta-se, assim, à sede internacional da European Public Law Organization (EPLO), uma associação europeia de Direito Público que tem como membros o Presidente da República Italiana, o Presidente Federal da Alemanha, assim como o Presidente da República Portuguesa. A Associação Nossa Europa fundada pelo eurodeputado Carlos Coelho e pelos eurodeputados de todos os quadrantes políticos, coabita também este espaço icónico da Vila de Cascais. 

"Este é um Observatório que vai refletir sobre o que é necessário fazer para dar um futuro melhor para a Humanidade", afirma o presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, na cerimónia de inauguração da sede do Observatório que acrescenta ser um projeto "absolutamente fundamental no empoderamente das mulheres, pela reflexão, informação e formação, através do reconhecimento do papel qualitativo das mulheres na sociedade".

"Estes são so valores que Cascais também defende e por isso é com muita satisfação que vejo este tipo de organizações internacionais para  apartir de Cascais terem toda a sua atividade de influência positiva numa comunidade mais global", concluiu Carlos Carreiras.       

O Observatório foi criado no âmbito da HERA, um projeto de Marianela Mirpuri que nasce, precisamente, para dar empoderamento às mulheres pelo mundo fora. A fundadora da Hera aponta duas grandes missões do Observatório para o Futuro da Humanidade: "Estruturar um instituto de estudos avançados que faz parte do projeto da HERA para o estudo do Futuro da Humanidade e trazer a Cascais as mentes brilhantes proporcionando não só uma reflexão e debate sobre esse Futuro, mas também, o contato desses mentores com a comunidade, sobretudo, com os mais jovens porque são eles os destinatários deste projeto",  

Para Emanuel Dimas de Melo Pimenta, responsável pela implementação do Observatório, “Esse projeto, que nasce em Cascais, foi criado sob o signo da liberdade. Por isso não pode estar restrito a uma área geográfica, a um conjunto fechado de ideias, a uma ideologia, a uma religião. Assume Cascais como um ponto de expansão para o planeta - para a Humanidade como um todo".

O diretor e curador do projeto adianta, ainda, que o seu objetivo "não é mudar o mundo, mas dar às pessoas informação livre de laços ideológicos, religiosos, sectários e políticos partidários, para que possam questionar-se permanentemente, as relações humanas, e as manifestações de poder”.

Sobre a HERA | Associação Internacional da Mulher está presente em 9 países desde 2015. Foi criada com o propósito de promover o empreendedorismo feminino. Desenvolve o seu trabalho em parceria com associações, equipas académicas e empresas no sentido de ajudar a cumprir a sua missão - a apoiar as mulheres na ciência, tecnologia, cultura e educação, promovendo o empreendedorismo e a inovação. A personificação da Hera é a "Hera City" - uma cidade verde inteligente que representa o Futuro da Humanidade, com as mulheres a liderarem a missão.

PL | AG | BN | CMC
 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0