CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Para que homens e mulheres tenham igualdade de oportunidades

No Dia Municipal da Igualdade de Género saiba que a Câmara Municipal de Cascais já pensa e trabalha há muitos anos para que, nos diversos contextos, homens e mulheres tenham igualdade de oportunidades.

Em 1998 foi nomeada, juntamente com outras entidade e autarquias, uma conselheira para a igualdade de género e, desde então, muita coisa mudou.

Em 2007 era assinada pela autarquia a Carta Europeia para a igualdade entre homens e mulheres na vida local. Isto é, Cascais assumiu uma responsabilidade determinante na prevenção para a igualdade de género, quer enquanto entidade empregadora, quer como gestora de um território, na medida em que interage com os munícipes.

É nesse sentido que a equipa multidisciplinar entretanto criada vem procurando disseminar internamente e externamente esta causa da igualdade de género, designadamente, construindo uma estratégia para dez anos (2012 /2022) que implica planos de ação anuais que implicam que a autarquia assuma compromissos de garantir nos vários contextos a igualdade de género. Essa ação da autarquia assenta em quatro eixos fundamentais: O território; o Conhecimento; a Comunicação e os Recursos Humanos.

E, se no plano dos recursos humanos há problemas ultrapassados, como a questão remuneratória, desde logo porque a legislação obriga a essa paridade, muito há ainda a fazer no que respeita, por exemplo, à conciliação da vida profissional e da vida familiar; Na área da Comunicação é importante cuidar da forma como nos expressamos, como comunicamos; Na área do Conhecimento a autarquia vem, por exemplo, investindo em diagnósticos que nos mostrem fielmente uma realidade que pretendemos ver transformada; Mas é no eixo do Território que a intervenção se reveste da maior importância, porque quando se fala de urbanismo, Educação, Cultura, está-se a interagir com os munícipes, e essa equipa multidisciplinar tem um papel determinante quer na elaboração dos planos anuais, quer no escrutínio do cumprimento dos compromissos anuais assumidos.

E neste sentido, ao longo dos anos, a autarquia tem promovido várias iniciativas no sentido de sensibilizar os munícipes para esta questão da igualdade de género.  

E afinal que trabalho tem sido esse? Veja o vídeo Igualdade é desenvolvimento

Sugerimos também

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0