CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Pintura Flamenga em grande destaque no Centro Cultural de Cascais

Cascais recebe uma das mais importantes coleções privadas de arte flamenga do séc. XVII da Península Ibérica e única no mundo. Os grandes mestres flamengos como Rubens, figura central da pintura barroca, o seu discípulo Van Dyck, Brueghel, Van Thielen e Van Kessel, entre outros, estão presentes em 30 pinturas e 37 gravuras, que fazem parte da coleção de Hans Rudolf Gerstenmaier e que representam a paixão da vida deste alemão residente em Madrid.

“O colecionismo é algo inato no ser humano. Todos, na nossa infância, começámos a colecionar com selos ou caixas de fósforos ou com outra coisa qualquer. Mas, neste sentido, o que mais me influenciou foi a minha estada em Espanha. Para mim, Espanha é um país que tem um contato permanente com a História e a cultura (…) “, palavras de Hans Rudolf Gerstenmaier a quem se deve a generosidade da partilha desta sua paixão pelos grandes mestres da pintura flamenga com a comunidade cascalense e com quem nos visita.

As pinturas religiosas, os retratos, os temas mitológicos e as naturezas mortas misturam-se nesta coleção numa diversidade e qualidade raras. “Uma coleção que tem lugar em qualquer museu do mundo e que orgulhosamente acolhemos aqui no Centro Cultural de Cascais” afirmou, visivelmente satisfeito, o presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, numa cerimónia de inauguração com lotação esgotada.

“É objetivo da programação de artes plásticas, elaborada pela Fundação D. Luís I para o Centro Cultural de Cascais, possibilitar o convívio com a arte maior muitas vezes só conhecida dos compêndios e da reprodução audiovisual” referiu ainda Carlos Carreiras.

Nas palavras de Salvato Teles de Menezes, presidente da administração da Fundação D. Luís I “esta é uma coleção com marca e cunho pessoal, produto da paixão e do esforço de Rudolf Gerstenmaier ao longo de uma vida. A coleção é muito rara não só em Espanha como em toda a Europa, com esta diversidade de temas, respeitantes a uma só época”.

Nas obras de caráter religioso destacam-se as pinturas que representam passagens do imaginário cristão como a infância de Jesus ou a Paixão e a vida da Virgem. Alguns exemplos são o Tríptico da Adoração dos Reis Magos, do Cículo do Mestre da Adoração von Groote e o Calvário de Victor Wolfvost. De grande beleza estética e técnica é a Virgem de Cumberland de Rubens.

A pintura de paisagem está representada na visão panorâmica das terras de Flandres sob os olhos e os pincéis de Joost de Momper, em colaboração com Jan Brueghel. As naturezas mortas estão também representadas com duas obras de Alexander Adriaenssen e de Jan van Kessel, que se destinaram a satisfazer uma nova clientela burguesa endinheirada e a decoração de palácios da nobreza mais exigente da Holanda e Itália.

Numa época anterior à existência da fotografia, os retratos encomendados pela realeza e alta nobreza também fazem parte desta coleção, espartilhando de alguma forma a imaginação dos artistas a um realismo necessário. Só com o tema da mitologia, também aqui representada, os pintores conseguiam dar azos à imaginação dotados de uma maior liberdade de criação artística, com ricos detalhes em que floreiros e grinaldas convivem com aves e outros animais de cores maravilhosas e harmoniosas com tamanho e beleza excecionais.   

Para ver no Centro Cultural de Cascais até 2 de junho de 2017.

Organização Bairro dos Museus | Câmara Municipal de Cascais e Fundação D. Luís I

Mais informação AQUI

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0